domingo, 20 de agosto de 2017

Funerais de Estado para "Madre Teresa do Paquistão"

2017-08-20 Rádio Vaticana


Islamabad (RV) - Funeral com honras de Estado para Irmã Ruth Pfau, conhecida como a "Madre Teresa" do Paquistão.


A médica que dedicou grande parte de sua vida ao cuidado dos doentes de hanseníase, faleceu aos 87 anos após uma longa convalescência.

Alemã, pertencente à Sociedade das Filhas do Coração de Maria, Irmã Ruth fundou o Centro para a Hanseníase Marie Adelaide, presente em 150 cidades do Paquistão.

"É uma grande perda para este hospital e para a humanidade. É muito difícil encontrar uma pessoa como ela nos dias de hoje. Todos pensam em si mesmo, ela, ao contrário, levou a sua vida de forma muito simples e amava a humanidade", afirmou Yasmeen Morris, uma colaboradora de Irmã Ruth.

Ela fez uma parada no país nos anos 50, ao dirigir-se à Índia, mas um problema com o visto a obrigou a permanecer em Karachi, onde viveu por 57 anos, sempre indo de encontro aos doentes de hanseníase, doença que ignorava a existência.

Em 1963 fundou o Programa Nacional de Controle de Hanseníase no Paquistão e o Centro Maria Adelaide de Hanseníase e cinco anos mais tarde, graças à sua atividade, o governo iniciou um programa contra a doença em todo o país, que depois foi estendido à tuberculose e à cegueira.

Graças ao seu trabalho, em 1996 a Organização Mundial da Saúde declarou o Paquistão entre os primeiros da Ásia que conseguiram manter sob controle a hanseníase.

Confira a reportagem da eportagem da TG2000:

(JE com Euronews)

(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário