domingo, 13 de agosto de 2017

Fátima: Santuário apresentou aplicação inclusiva para apoio dos peregrinos invisuais

Agência Ecclesia 12 de Agosto de 2017, às 18:07
Foto Arlindo Homem/AE, Santuário de Fátima     Foto Arlindo Homem/AE, Santuário de Fátima
Ao todo são três novas ferramentas interativas que podem ser descarregadas gratuitamente

Fátima, 12 ago 2017 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima apresentou hoje três novas aplicações (app) que o santuário disponibiliza de forma gratuita aos peregrinos e vai permitir que “melhor viver” a espiritualidade mariana da Cova da Iria.

“A utilização generalizada de dispositivos móveis como smartphones e tablets levou o Santuário a desenvolver aplicações interativas que possam responder aos interesses dos peregrinos e visitantes do santuário e que possam enriquecer a visita a Fátima”, explicou o padre Carlos Cabecinhas, esta tarde no Santuário de Fátima

Na conferência de imprensa de apresentação da Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, o reitor do santuário apresentou três aplicações onde se destaca a ‘Santuário de Fátima MyEyes’ para apoio dos peregrinos invisuais.

‘Santuário de Fátima MyEyes’ é uma app que tem como principal objetivo “ajudar as pessoas invisuais” a fazerem a experiência do espaço do santuário “com grande autonomia”.

Segundo o reitor com um smartphone ao entrar numa zona mapeada no backoffice MyEyes cada pessoa vai poder “dialogar com o espaço envolvente”, recebendo informações relevantes, e notas históricas.

Na app pode-se encontrar também descrições do local, indicações práticas para deslocação e localização de espaços úteis; há um mapeamento do Itinerário Jubilar do peregrino, e também a Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos.

O padre Carlos Cabecinhas apresentou também a aplicação ‘Santuário de Fátima Oficial’ que foi criada para apoiar os peregrinos de Fátima, e está disponível “nas sete línguas oficiais em uso” na Cova da Iria e ajuda a “experienciar” o santuário.

A app oficial do santuário elenca os espaços que se podem conhecer – os lugares das aparições, os vários lugares de culto e de oração, os lugares de carácter memorial e cultural ou ainda os diversos lugares de formação e pastoral –, apresentando a sua história e a missão.

O peregrino e visitante encontra também subsídios para “oração e vivência espiritual” e permite consultar os horários em vigor no santuário, dos serviços e programa celebrativo, como ter conhecimento dos eventos em agenda.

As crianças não foram esquecidas e o reitor do santuário apresentou o livro interativo ‘Fátima, uma história cheia de luz’ para crianças dos 3 aos 8 anos.

Na publicação online “os mais pequenos” vão descobrir como em Fátima aconteceu uma “história cheia de luz” que teve como protagonistas três crianças.

O reitor explicou que as crianças vão interagir com as personagens do livro pela “leitura, a audição ou simplesmente a interação tátil” e a app tem também um jogo de memória “construído a partir de imagens relacionadas com a história de Fátima”.

As três aplicações são gratuitas e podem ser descarregadas na App Store, Google Play Store e a app Santuário de Fátima Oficial ainda na Windows Store.

O padre Carlos Cabecinhas realçou que são recursos “úteis para os peregrinos” e recordou que o jogo dos pastorinhos continua disponível online.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário