quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Confira as informações gerais sobre XV Caminhada com Maria


Acontecerá no dia 15 de agosto, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,  padroeira de Fortaleza, a XV CAMINHADA COM MARIA. “ Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”  é o tema deste ano.

Em sua décima quinta edição, o evento tem a cada ano reunido uma multidão de fiéis no dia da padroeira municipal e milhares de voluntários.
Entenda:
Com o tema “ Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”  será realizada no próximo dia 15 de agosto, em Fortaleza, a Caminhada com Maria, que em 2017, chega a sua VX Edição. A Caminhada terá início às 12 horas, com a realização de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.

Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora Assunção.
Toda a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 2 milhões de fiéis, sendo  meio milhão em peregrinação partindo do Interior do Estado. Durante o trajeto de 14 quilômetros haverá dez pontos de apoio espalhados no roteiro de peregrinação, com o trabalho aproximadamente de 2 mil voluntários. Toda a celebração será transmitida pelas rádios FM Dom Bosco 96,1 e Shalom AM 690.
Patrimônio Imaterial
A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Segurança
A XV Caminhada com Maria conta com apoio da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, ETUFOR, Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Guarda de Honra do Exército, AGEFIS- Prefeitura de Fortaleza, dentre outros.

Livro

Retrospectiva
 2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
2012 – Com Maria no Caminho da Fé – em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013.
2013 – Com Maria no Caminho da Fé e o lema “Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)”  em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
2014 – Com Maria no caminho da Esperança  – Em sintonia com o ANO DA ESPERANÇA no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.
2015 – Caminhamos com Maria, na Caridade de Cristo – Em sintonia com o ANO DA CARIDADE, no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza.
2016 – Caminhamos com Maria, Mãe da Misericórdia – Está em sintonia com o ANO DA MISERICÓRDIA instituído pelo Papa Francisco.

Pontos de apoio na Caminhada com Maria
1º – Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
2º – Na Praça Percide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
3º – Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Paróquia São Pedro, Barra do Ceará;
4º – Na Avenida Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;
5º – Na Av. Leste–Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;
6º – Na Av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;
7º – Na Av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;
8º –  Na Av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;
9º  – Na Av. Leste- Oeste, bairro Moura Brasil-  sob a coordenação da Igreja Santa Edwirges;
10º – Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Percurso da Caminhada Com Maria 

– Av. Dom Aloísio Lorscheider – Santuário Nossa Sra. da Assunção
– Av. Benu Marcondes
– Av. Mozart Pinheiro Lucena
– Av. Desembargador Hermes Paraíba
– Av. Coronel Carvalho
– Av. Radialista José Lima Verde
– Rua Estevão de Campos
– Rua Peri
– Av. Leste-Oeste
– Av. Alberto Nepomuceno
– Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A Equipe Coordenadora do evento solicita que os participantes desta caminhada venham com roupas leves, tragam consigo água e procurem evitar usar joias, celulares ou objetos de valor etc… ao contrário, tragam suas faixas, cartazes ou bandeiras. Os idosos, hipertensos ou diabéticos lembrem de levar seus remédios e estejam devidamente alimentados.
Serviço:
Evento: XV Caminhada com Maria.
Quando: 15 de agosto de 2017.
Horário: Santa Missa às 12 horas e às 14 horas – Saída
Local: Santuário Nossa Senhora da Assunção
Endereço: Av. Dom Aloísio Lorscheider, 960 – Conjunto Nova Assunção – Vila Velha, Fortaleza – CE
Concentração: Ponte da Barra do Ceará
Chegada: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Contato:  Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza
Telefone: (85) 3388 -8703 ou (85) 9 9921-6742 – Marta Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário