segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A fantasia Católica tem uma vantagem

 domtotal.com
'O Senhor dos Anéis é fundamentalmente uma obra religiosa e católica: o elemento religioso está enraizado na história e no simbolismo'.
Escreveu o jesuíta Guy Consolmagno J. em
Escreveu o jesuíta Guy Consolmagno J. em "La Civiltà Cattolica", "Superman é chato. Gostamos de 
Frodo porque ele sabe sofrer". (Reprodução)
Por Raffaela Silipo

Superman? "Acaba sendo chato". Nada a ver com Frodo, "que pode sofrer e falhar e, no final, triunfar". Os escritores católicos de ficção científica e romances de fantasia têm uma vantagem, diz Guy J. Consolmagno (cientista jesuíta apaixonado pela ficção científica, aquela que o levou à carreira científica) em "La Civiltà Cattolica". John R.R. Tolkien e Gene Wolfe são os exemplos mais óbvios. Porém, entre os escritores mais amados e conhecidos de ficção científica há "insuspeitadamente" muitos católicos. Por quê? "Por exemplo, a concepção católica de uma humanidade pecadora implica a presença de personagens que podem ser amados, mesmo quando cometem erros e se comportam mal".

O artigo, intitulado "A Fantasia e a sensibilidade católica", que será publicado na próxima edição da revista dos jesuítas, aponta que os escritores católicos têm uma vantagem graças à sua fé, mesmo do ponto de vista narrativo. Além disso, Tolkien argumentou em uma carta a outro jesuíta, Robert Murray, "O Senhor dos Anéis é fundamentalmente uma obra religiosa e católica: o elemento religioso está enraizado na história e no simbolismo".

O Catolicismo neste caso "é um conjunto de princípios sobre o universo, para além do que podem dizer os astrônomos. E as boas histórias, muitas vezes vêm a partir do embate entre visões de mundo opostas. Ser católicos em um mundo secular significa viver esta tensão: é um bom caminho". O desafio é sempre este: a batalha entre o bem e o mal, a batalha pelos sentimentos grandes e nobres, a procura de um sentido último das coisas e, acima de tudo, o desejo de grandeza, "promover uma imagem que é grande o suficiente para ser universal". Neste sentido, o objetivo de escritores católicos "parece ser, basicamente, encontrar novas maneiras de falar sobre Deus, mas mantendo-se fieis ao verdadeiro Deus".

Vatican Insider

Tradução: Ramón Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário