"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Vicentinos na Irlanda: garantir casa, instrução e direitos às crianças

Catedral de Dublin, dedicada a São Patrício, padroreiro da Irlanda - AP

Dublin (RV) - A associação São Vicente de Paulo e mais quatro associações irlandesas fizeram um apelo ao governo de Dublin a fim de que “assegure que o orçamento para 2018 contenha medidas decisivas de combate à pobreza infantil”.
Uma entre cada nove crianças vive em situação de pobreza
São mais de 100 mil crianças em situação de pobreza (1 entre cada 9) e 2.800 sem morada fixa, “além de milhares que vivem em casas inadequadas, superlotadas”; os que mais encontram dificuldade são sobretudo os filhos de famílias com apenas um dos genitores.
Foi o que essas associações denunciaram apresentando um Relatório no Fórum de orçamento prévio, convocado pela ministra para a proteção social Regina Doherty, dedicado às crianças necessitadas.
Indicações claras para soluções práticas
O Relatório, agora sob avaliação das autoridades, contém “indicações claras para soluções práticas”, baseadas em “apoio à renda e investimentos nos serviços estatais de qualidade”, elementos fundamentais para “reduzir a pobreza infantil”.
As associações pedem “acesso gratuito à escola de base como direito de toda criança”, porque “a instrução desenvolve o potencial das crianças e lhes permite livrar-se da pobreza”. Pedem também investimentos para a construção social e, ao mesmo tempo, “auxílio para os aluguéis” a fim de evitar que “outras famílias fiquem sem casa”.
Refeitórios escolares gratuitos beneficiam 102 mil crianças
Ademais, solicitam investimentos em serviços como o “programa refeitórios escolares”. No ano passado 102 mil crianças foram beneficiadas com o “refeitório gratuito” durante o ano escolar.
Porém, somente “investimentos estratégicos e a longo prazo” serão capazes de gerar uma progressiva “redução da pobreza infantil” e a fazer “a verdadeira diferença”. (RL/Sir)
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com