segunda-feira, 17 de julho de 2017

Taizé: semana de reflexao sobre migração

2017-07-17 Rádio Vaticana

Taizé (RV) - Teve início, neste domingo (16/07), em Taizé, a semana de reflexão sobre migração para os jovens de 18 a 35 anos que “têm interesse ou vivem o compromisso de acolhimento e acompanhamento de migrantes, refugiados e exilados”. 

Seguindo o ritmo marcado pela oração, esta segunda-feira (17/07), iniciou-se com uma conferência sobre o tema “O papel das Igrejas no acolhimento e acompanhamento dos migrantes” cujo palestrante é o Pe. Michael Czerny, subsecretário da seção para migrantes e refugiados do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

Na terça-feira, será debatido o tema “Os desafios da migração hoje” aos cuidados de Catherine Wihtol de Wenden, diretora do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França. 

Na quarta-feira, se falará sobre políticas migratórias e acompanhamento dos refugiados com Pascal Brice, diretor do departamento francês para a proteção de refugiados e apátridas. 

Na quinta-feira próxima, está previsto um “diálogo entre representantes políticos europeus” e a seguir um debate aberto a todos.
  Na sexta-feira, será o momento da partilha de experiências de pessoas que trabalham no acompanhamento de migrantes. Todo momento temático será seguido de um debate entre os participantes de grupos.
  Durante a semana haverá também os testemunhos dos jovens refugiados que foram acolhidos em Taizé e do arcebispo anglicano de York, John Sentamu. 

No final do encontro, os participantes contarão a sua experiência aos demais jovens presentes em Taizé.

“A ideia dessa semana particular”, explicam os organizadores, “nasceu de um encontro, em Roma, com a equipe encarregada pelo Papa Francisco de coordenar o trabalho da Igreja Católica com os migrantes”. 

Os irmãos de Taizé convidaram os jovens que participam dessa semana de reflexão a levar jovens refugiados ou migrantes junto com eles. 

(MJ)

(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário