terça-feira, 11 de julho de 2017

São Bento: monjas beneditinas celebram santo patriarca e profissão de fé

 domtotal.com
Devoção a São Bento é popular no Brasil graças a influência portuguesa. Busca na fé pelo equilíbrio do corpo, da alma e do espírito atrai devotos.
Monjas cantam em latim durante celebração do dia de São Bento.
Monjas cantam em latim durante celebração do dia de São Bento. Foto (Thiago Ventura/DomTotal)

Por Thiago Ventura
Repórter DomTotal

A Igreja católica celebra neste 11 de julho a liturgia de um dos santos mais populares entre os fiéis. Bento é considerado patrono da Europa e fundador da Ordem de São Bento (O.S.B), uma ordem religiosa baseada na oração e no trabalho nos monastérios.

São Bento nasceu na Itália em 480 e ainda jovem foi estudar Retórica e Filosofia em Roma, dedicando-se depois ao estudo da Bíblia e do Cristianismo. Optou por uma vida reclusa, passando três anos em retiro solitário.

Depois desse período, começou a atrair alguns discípulos. Criou a Regra Beneditina e fundou no Monte Cassino o primeiro de vários monastérios da Ordem. A cruz e o arado passaram a ser o ritmo da vida monástica: equilíbrio do corpo, da alma e do espírito. Bento é irmão de Santa Escolástica, que expandiu a ala feminina da Ordem.

A ordem expandiu para o mundo ocidental e com a exploração portuguesa chegou também ao Brasil. O primeiros monges aportaram em Salvador em 1584, instalando mosteiros ao longo das primeiras décadas também em Olinda, Paraíba e em São Paulo. Daí, a popularidade também entre os brasileiros.

"Toda comunidade cristã é convidada a viver, a exemplo de São Bento, na simplicidade e nobreza de espírito, colocando seus dons e seu trabalho à serviço da missão", comentou dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, que presidiu celebração nesta terça-feira no Mosteiro Nossa Senhora das Graças. O templo foi segunda casa feminina da Ordem de São Bento fundada no Brasil. No dia do Santo, religiosos da ordem também comemoram a profissão de fé.

"Neste dia lembramos da recomendação de São Bento, 'nada preferir senão ao Amor de Cristo', que é uma interpelação para continuarmos na busca por um mundo melhor", ressaltou o arcebispo.


Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário