sábado, 22 de julho de 2017

Papa Francisco doou 25 mil euros à Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura

Agência Ecclesia 21 de Julho de 2017, às 13:15  
Papa Francisco na FAO Foto: Lusa (arquivo 2014)   
Papa Francisco na FAO Foto: Lusa (arquivo 2014)
«Um gesto sem precedentes» - afirma a FAO

Roma, 21 jul 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco fez uma doação simbólica de 25 mil euros para ajudar as populações da África oriental à FAO, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura.

“Um gesto sem precedentes”, é a forma como a FAO anunciou hoje o donativo do Papa Francisco, considerando que “fez da solidariedade” um tema importante do seu pontificado.

“Uma contribuição simbólica para um programa da FAO que fornece sementes às famílias rurais em áreas afetadas pelos efeitos combinados de conflitos e secas", referiu o Papa Francisco, numa carta ao diretor-geral do organismo, José Graziano da Silva, através do observador permanente da Santa Sé, monsenhor Fernando Chica Arellano.

A agência da ONU recorda que que na África Oriental, pelo menos, 22 milhões de pessoas não têm o suficiente para alimentar-se.

A organização para a Alimentação e a Agricultura alerta que “cerca de 6 milhões de pessoas” lutam para “encontrar comida suficiente todos os dias” no Sudão do Sul, mesmo com um “aumento significativo” da resposta humanitária, após a situação de fome declarada em algumas partes do país em fevereiro.

Noutros cinco países – Somália, Etiópia, Quénia, Tanzânia e Uganda – “cerca de 16 milhões de moradores” precisam de assistência humanitária, informa também a agência, sobre o que representa um “aumento de cerca de 30%”, desde o final de 2016.

De recordar que esta doação do Papa argentino já tinha sido anunciada na sua mensagem à 40.ª Assembleia Geral da FAO, a 3 de julho, em Roma.

“Inspirado também pelo desejo de encorajar os governos”, acrescentou o observador permanente da Santa Sé.

O Papa vai visitar a sede da FAO no próximo dia 16 de outubro, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, que este ano se propõe refletir sobre o tema ‘Mudar o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural’, anunciou o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, na referida assembleia do organismo da ONU.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário