sábado, 1 de julho de 2017

Papa apela ao diálogo político e à luta contra a corrupção na América Latina

Agência Ecclesia 30 de Junho de 2017, às 14:11        Foto: Lusa

Foto: Lusa
Francisco realçou necessidade de «cultura de legalidade»


Cidade do Vaticano, 30 jun 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco apelou hoje no Vaticano ao diálogo político e à luta contra a corrupção na América Latina, alertando para o momento difícil que muitos países vivem na região.

“Os cidadãos que dispõem de menos recursos são os primeiros a perceber a corrupção que existe nos vários estratos sociais e a má distribuição das riquezas. Sei que muitos países trabalham e lutam para realizar uma sociedade mais justa, promovendo uma cultura da legalidade”, declarou, numa audiência à Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana, por ocasião do 50º aniversário da organização.

Francisco saudou os esforços de todos os que trabalham pela construção de um mundo “mais humano e mais justo”, promovendo uma “cultura da legalidade” e o “diálogo político”.

A intervenção centrou-se em três aspetos considerados fundamentais pelo Papa: identificar as potencialidades, coordenar e promover.

Apesar do potencial da América Latina, observou, a atual crise económica e social levou a um aumento da pobreza, do desemprego, da desigualdade social, bem como a exploração dos recursos naturais.

O primeiro Papa latino-americano na história da Igreja Católica advertiu depois para as dificuldades geradas pelo fenómeno da emigração, considerando que “grande parte das suas causas já deveriam ter sido enfrentadas há muito tempo”.

“A emigração é um drama de divisão: dividem-se as famílias, os filhos se separam dos pais, distanciam-se da terra de origem, e os próprios governos e os países se dividem diante dessa realidade. É preciso uma política conjunta de cooperação para enfrentar esse fenómeno”, apelou.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário