sábado, 8 de julho de 2017

ONU: Bispos católicos da Europa e dos EUA defendem eliminação global das armas nucleares


Agência Ecclesia 07 de Julho de 2017, às 16:05      

Responsáveis sublinham riscos do terrorismo


Lisboa, 07 jul 2017 (Ecclesia) - Os responsáveis pelas comissões da Justiça e Paz na Europa e nos EUA lançaram um apelo conjunto pela eliminação global das armas nucleares.

O documento associa-se à discussão em curso na ONU, até hoje, para negociar um tratado que vincule juridicamente os Estados-membros que leve à “proibição das armas nucleares” para chegar à sua “total eliminação”.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, intitulada ‘Desarmamento nuclear: Procurando a Segurança Humana’, os responsáveis católicos lamentam que os EUA e a maioria dos países estejam à margem das negociações em curso.

“Esta urgência [eliminação das armas nucleares] é intensificada pela perspetiva do terrorismo e da proliferação nucleares”, bem como pela “insatisfação dos países sem nuclear em relação à falta de progressos nos esforços de desarmamento”.

Os bispos católicos pedem que as nações trabalhem em favor da paz “através do desarmamento nuclear”, alertando para a “natureza indiscriminada e desproporcionada” destas armas.

O documento recorda as posições do Papa Francisco e da Santa Sé em defesa do desarmamento e da não-proliferação nuclear.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário