quarta-feira, 19 de julho de 2017

Fiéis peruanos começam a se preparar para visita do Papa

Catedral de Lima está no roteiro do Papa - REUTERS

Lima (RV) – O Arcebispo de Lima, no Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, ofereceu algumas indicações para os fiéis começarem a se preparar para a visita do Papa Francisco ao país, programada para janeiro de 2018. 

As indicações estão contidas numa Carta pastoral lida em todas as igrejas da Arquidiocese domingo passado. 

“Vamos melhorar nossa prática religiosa, na catequese, vamos aprender quem é o Papa, o que é a Igreja; aprendamos a nos confessar. Uma maior prática da fé através dos sacramentos; mais oração por ele, pelo Papa; uma oração do Terço”: são algumas das orientações do Arcebispo de Lima.

Antes e depois
Para o Cardeal, esta visita do Papa Francisco marcará um “antes e depois” para o país e para cada um dos peruanos. 

“Muita gente de uma geração vive sua fé recordando a imagem, as palavras, o gesto de João Paulo II. Penso que acontecerá o mesmo com o Papa Francisco. Ele nos deixará um rastro de ensinamentos, de carinho, do modo de ser cristão”, acrescentou. 

Situação política e social
O Arcebispo de Lima comenta também a situação política e social do Peru, país que – segundo ele – se tornou “uma terra de ódios, de vinganças, que só trazem divisão ao país”. 

“A realidade de um país não se constrói sobre opiniões, que são válidas e ajudam a conhecer as ideias uns dos outros. O país precisa de valores que são inquestionáveis: verdade e honra. E somente Deus pode nos iluminar.”
Viagem
Após a viagem à Colômbia, em setembro próximo, o Papa Francisco voltará à América Latina em janeiro de 2018 para visitar mais dois países: Chile e Peru.
A primeira etapa, de 15 a 18 de janeiro, será o Chile, onde o Papa irá às  cidades de Santiago, Temuco e Iquique. De 18 a 21 será a vez do Peru, e as cidades escolhidas foram Lima, Puerto Maldonado e Trujillo. O programa detalhado da viagem será publicado em breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário