domingo, 16 de julho de 2017

Espaço Interativo

2017-07-16 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) - Voltamos com mais um Espaço Interativo, comentando neste domingo algumas mensagens enviadas por nossos ouvintes ao longo desta semana e falando sobre as postagens na nossa página do facebook. E se você ainda não curte nossa página, entra lá: Rádio Vaticano - Programa Brasileiro.

Alguns ouvintes escreveram para nosso e-mail brasil@vatiradio.va. A Mariane A. pediu informações sobre como fica o acesso dos celíacos à comunhão, com as novas disposições da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre o pão e o vinho para a Eucaristia. A este respeito nós publicamos as "Orientações da CNBB sobre as hóstias sem glúten" e também entrevistamos o Padre Fábio de Freitas Guimarães, oficial da Congregação para o Clero.

Também nos perguntaram sobre como se inscrever no Curso sobre Exorcismo e Libertação realizado anualmente em Roma. Passamos a ele o link.

Alguns ouvintes queriam saber como escrever para o Papa. Como Francisco não usa e-mail nem facebook, então, o jeito é por carta mesmo. Anota aí o endereço: Papa Francisco - Casa Santa Marta - 00120 Cidade do Vaticano.

Facebook

As postagens mais compartilhadas e curtidas desta última semana foram a matéria e o vídeo do Angelus do último domingo - onde o Papa Francisco recordou que "Jesus não nos tira a cruz, mas a carrega conosco" - e a mensagem do Santo Padre ao encontro de catequistas em Buenos Aires, onde Francisco diz que "Catequista não é profissão, mas vocação":

"Com certeza!! Profissão é quando vc ganha dinheiro! Vocação é gratuito, é um pouquinho do nosso tempo que doamos em agradecimento pelo tanto que recebemos de Deus, mesmo não sendo merecedores de tanto amor !!!!", comentou Veronica Sales.

Já Ari Silva observou: "É vocação e não profissão. Com certeza. Obrigado por termos um homem de Deus tão lúcido, prático e atual. Ele responde com sabedoria aos novos tempos. É desse tipo de exemplo que mais necessitamos na nossa Igreja de hoje. Homens e mulheres simples, autênticos, serviçais e santas dentro das limitações. Me identifico com esse perfil".

A live que fizemos da procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo diante da Porta Santa Ana no Vaticano, na tarde de domingo também foi muito curtido e foi o post mais comentado.

Também foram muito curtidas, comentadas e compartilhadas a nota da CNBB sobre a reforma trabalhista e a matéria sobre a afirmação do Prefeito da Congregação para os Leigos, Família e Vida, Cardeal Kevin Farrell, dizendo que "a hora dos leigos assumirem protagonismo na Igreja é agora".

"Reflexão mais do que atrasada, infelizmente, comentou o Padre Renato dos Santos. No Brasil, há décadas, temos uma caminhada linda, feita com leigos e leigas maduros e conscientes. Tudo depende do processo de formação que cada Diocese estabelece. Onde não há plano pastoral com linhas bem definidas, cada um pensa que pode fazer o que pensa. Não é assim! Paróquia sem plano de pastoral real, vira uma nave desgovernada em alto mar... Viva os leigos e leigas que entendem do seu compromisso de evangelizar".

A live que fizemos na Basílica de São Pedro na tarde de sexta-feira, num momento em que os raios de sol entravam pelas janelas, produzindo um efeito realmente fantástico, também foi muito curtido.

Recordamos que você pode entrar em contato conosco usando a velha e boa carta, escrevendo para Rádio Vaticano - Programa Brasileiro, Piazza Pia, 3 - 00193 Cidade do Vaticano, ou também para nosso e-mail brasil@vatiradio.va.

E não esqueça de entrar no nosso site br.radiovaticana.va e acompanhar as atividades do Papa, da Santa Sé além de notícias sobre a Igreja em todo o mundo.


(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário