sexta-feira, 21 de julho de 2017

Corpo de Marco Aurélio Garcia, ex-assessor de Lula e Dilma, é velado em SP

Por G1 SP, São Paulo
 
Ex-presidentes Lula e Dilma e diversos ex-ministros participam de velório de Marco Aurélio Garcia, um dos fundadores do PT, nesta sexta (21), em São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)Ex-presidentes Lula e Dilma e diversos ex-ministros participam de velório de Marco Aurélio Garcia, um dos fundadores do PT, nesta sexta (21), em São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Ex-presidentes Lula e Dilma e diversos ex-ministros participam de velório de Marco Aurélio Garcia, um dos fundadores do PT, nesta sexta (21), em São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)
O corpo de Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, começou a ser velado na manhã desta sexta-feira (21), no hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista. A cerimônia é aberta ao público durante o dia e a noite e segue até a manhã de sábado (22).
Marco Aurélio Garcia morreu nesta quinta-feira (20) vítima de um infarto, aos 76 anos. O corpo seguirá neste para o Crematório da Vila Alpina, onde haverá uma cerimônia restrita à família.
Por volta das 13h30, o ex-presidente Lula chegou emocionado ao velório. ⁠⁠⁠"Ele era mais do que chanceler, me representava junto a partidos de esquerda pelo mundo e todos os governantes gostavam dele, pelo seu jeito de ser. As pessoas sabiam que ele falava em meu nome e do PT. Era uma figura especial e de competencia extraordinaria", disse Lula, que chorou. 
"Não acredito que a esquerda no mundo tenha alguém como ele. A carne se vai, mas as ideias, o humor e a beleza política dele continuam", completou o ex-presidente. Lula estava acompanhado do vereador Eduardo Suplicy, do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, do ex-ministro da Educação e Casa Civil Aloizio Mercadante, do escritor e jornalista Fernando Morais e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. 
A ex-presidente Dilma Rousseff também se juntou à comitiva e falou com jornalistas sobre Marco Aurélio. "Além de companheiro, ele era excepcional como pessoa. Do Uruguai à Venezuela, tudo era pátria dele. Ele sabia retratar as situações com poucas palavras, tinha imensa capacidade de querer um Brasil com direitos, e queria um mundo assim", declarou. "Pra mim , ele vai fazer falta".
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) participou da cerimônia e afirmou que um dos grandes legados do Marco Aurélio é a política externa.
"Se nós conseguimos desenvolver no governo Lula e Dilma uma política externa ativa e altiva devemos a ele, que trabalhou com o Itamaraty. Ele, desde o início do PT, se dedicou a isso e sabia a importância", afirmou a senadora, que também é presidente do PT.
Gleisi disse que almoçou na semana passada com Lula e Marco Aurélio em São Paulo. Segundo a senadora, Marco Aurélio estava participando ativamente dos trabalhos com a Fundação Perseu Abramo para o programa de governo de Lula em eventual campanha em 2018.
O ex-ministro de Relações Exteriores também falou da atuação de Garcia no governo. "Foi mais do que um parceiro, foi um irmão na luta para o Brasil se firmar no exterior. Ele fazia tudo com leveza e bom humor. Com ele, tudo ficava interessante", declarou Celso Amorim.
Ex-presidente Lula chegou em comitiva com vereador Eduardo Suplicy, ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, do escritor Fernando Morais e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (Foto: Tahiane Stochero)Ex-presidente Lula chegou em comitiva com vereador Eduardo Suplicy, ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, do escritor Fernando Morais e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (Foto: Tahiane Stochero)
Ex-presidente Lula chegou em comitiva com vereador Eduardo Suplicy, ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, do escritor Fernando Morais e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (Foto: Tahiane Stochero)
O ex-presidente Lula chega ao velório de Marco Aurélio Garcia, que foi seu assessor especial e um dos fundadores do PT, no início da tarde desta sexta-feira (21), na Zona Sul de São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)O ex-presidente Lula chega ao velório de Marco Aurélio Garcia, que foi seu assessor especial e um dos fundadores do PT, no início da tarde desta sexta-feira (21), na Zona Sul de São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)
O ex-presidente Lula chega ao velório de Marco Aurélio Garcia, que foi seu assessor especial e um dos fundadores do PT, no início da tarde desta sexta-feira (21), na Zona Sul de São Paulo (Foto: Tahiane Stochero/G1)
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/corpo-de-marco-aurelio-garcia-ex-assessor-de-lula-e-dilma-e-velado-em-sp.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário