quinta-feira, 27 de julho de 2017

Cardeal Hummes: devoção mariana ilumina Pontificado de Francisco

Papa Francisco em Aparecida, SP, em 24 de julho de 2013

Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, o quadro semanal “Nova Evangelização e Concílio Vaticano II” traz como convidado neste espaço de formação e aprofundamento o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também presidente da Repam – Rede Eclesial Pan-Amazônica, Cardeal Cláudio Hummes, O.F.M.

De passagem por Roma dias atrás o ex-prefeito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo falou-nos ao Programa Brasileiro da Rádio Vaticano. Entre outras coisas, Dom Cláudio falou-nos sobre os desafios da evangelização em nosso contexto de Igreja no Brasil e na América Latina, o Papa Francisco e a figura de Maria na evangelização.
Falou-nos também sobre a Igreja latino-americana em sua caminhada na esteira do Concílio ecuménico Vaticano II e a dimensão missionária de Aparecida que o Papa argentino trouxe para a universalidade da Igreja.
Na edição de hoje Dom Cláudio diz-nos que Aparecida tem a ver em tudo com  Nossa Senhora e que essa presença mariana dentro da Igreja está também dentro da grande intuição do Papa Francisco, desenvolvendo o conceito de Maria qual "Mãe da Apresentação" que nos está sempre apresentando seu Filho.
“Então há uma inspiração muito grande também do Papa a partir dessa figura paradigmática que é Maria, no Evangelho e na vida da Igreja”, enfatiza Dom Cláudio. Vamos ouvir (ouça clicando acima).
(RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário