domingo, 18 de junho de 2017

Um “exame” noturno para te ajudar a se tornar uma esposa melhor

  Angie Windnagle | Jun 18, 2017
Ben White | Unsplash
Essa prática espiritual simples mudou meu casamento. E não é apenas para esposas: os maridos podem fazer também


Meu filho mais novo ainda não completou 3 anos, mas ele adora um bom livro para colorir. Quando ele senta para colorir, ele realmente se concentra e inclina sua pequena cabeça e corpo e segura o lápis com precisão, como se ele estivesse prestes a criar uma obra-prima.

–– ADVERTISEMENT ––

Após o primeiro traço, seu corpo se desloca e o lápis voa livremente sobre a página, negligente, do jeito típico de uma criança.

Acho tudo fascinante, porque ele está apenas tentando imitar seus irmãos. Com três filhos (com o quarto a caminho), observei aquele crescimento natural que ocorre à medida que passam de traços largos para traços detalhados e deliberados. E não só enquanto pintam, mas com tudo o que estão aprendendo na vida.

Assim que me casei, meu coração estava cheio da mesma tenacidade que o meu filho exibe. Eu me aproximava das coisas com a atitude de “sim, eu consegui isso! Vamos sentar e começar a trabalhar”. Como meu filho, eu estava empolgada de fazer o que eu vi em tantos casamentos lindos antes de mim. 

Mas, como todos os casais, começamos a crescer. E muito parecido com o meu filho do meio, que tem 3 anos, a cor no papel não é muito fascinante, pois você vê outros criando ótimas obras de arte – e você ainda está tentando colocar o lápis nas linhas. Eu queria santidade, amor profundo e duradouro. Mas preso em algum lugar no meio, senti-me frustrada.

Eu estava rezando regularmente e fazendo uma breve análise de consciência todas as noites, refletindo no meu dia em geral, buscando perdão e orando para fazer melhor no dia seguinte. No entanto, algo estava me pedindo para mergulhar mais fundo, alguma maneira de me manter responsável para saber como eu estava vivendo a minha vocação para o casamento, e não apenas viver uma vida geralmente direita.

Eu queria que algo me desafiasse e me ensinasse a manter as linhas, por assim dizer, e começar a trabalhar na obra-prima que eu queria.

Durante este tempo, eu estava lendo os escritos de Santa Madre Teresa: Venha, Seja Minha Luz. No final do livro, ela compartilha seus escritos em que ela examinava um voto específico ou promessa de vida que ela fazia. Ela então refletia sobre questões que examinavam o quão bem ela estava vivendo seu dia de fé. Suas respostas eram cruas e honestas. Não havia espaço para justificar as coisas. Ela chegava ao ponto e se responsabilizava.

Ler isso me fez desejar profundamente esse tipo de reflexão na minha própria vocação. Além de uma sensação geral de fazer o bem e seguir os Mandamentos, eu queria ir ainda mais fundo e começar a resolver imperfeições, para que eu pudesse me tornar uma esposa melhor também.

Isso me levou à prática de fazer um exame. Se você nunca rezou assim, um exame particular é uma forma mais focada e intensa do exame diário no final de cada dia. É como se a criança aprendesse a permanecer nas linhas, em vez de se certificar de que a cor fica no papel.

Um exame aproxima-se de uma parte específica da vida ou da espiritualidade, e nos ajuda a cavar mais fundo para que possamos descobrir coisas que nos impedem de amar como Deus nos teria amado. Muitos santos recomendaram a prática para uma vida de oração frutuosa. O formato geral é reservar um tempo de oração e passar por uma série de perguntas ou reflexões de forma lenta e deliberada, abrindo o coração (essas perguntas ou indícios geralmente se baseiam em uma virtude específica para trabalhar). A partir dessas questões, podemos descobrir áreas em que falhamos e depois pedir perdão, determinado a crescer nessa área no futuro.

Este tipo de oração no meu casamento foi estimulado por alguns anos de egoísmo provocado por não admitir nossas próprias falhas e apenas culpar. Ficamos estressados, feridos e focados em nos proteger ao invés de buscar o perdão e a santidade juntos. Embora ainda orássemos juntos e um para o outro, não estávamos cavando espiritualmente mais profundamente, com a intenção de crescer em virtude. Então eu comecei a fazer perguntas no meu coração sobre meu casamento e minhas ações, no mesmo espírito dos escritos de Santa Madre Teresa:

Eu falo com palavras que são boas, verdadeiras, adoráveis ​​e lindas? Ou eu uso palavras difíceis, julgadoras e condenadoras quando falo com ele(a)?
Eu me queixei sobre meu esposo(a) (interiormente ou em voz alta)?
Compartilho com outras pessoas informações sobre o meu cônjuge que não devem ser compartilhadas? Especificamente falhas?
Eu culpo meu esposo(a) por minhas próprias falhas?
Eu me apego ao orgulho quando meu esposo(a) traz queixas?
Essas perguntas iniciais evoluíram para escrever este Nightly Examen for Husbands and Wives (Exame Noturno para Maridos e Esposas) para ajudar a me manter focado na vontade de Deus para minha vida e santidade nesta vocação.

Para fazer este exame, levo a lista completa de perguntas e, antes de dormir, encontro um espaço de oração silencioso. Começo pedindo graça. Então rezo com as perguntas lentamente. Às vezes, certas perguntas não são coisas em que eu preciso trabalhar, então eu não demoro nelas.

Mas o Espírito Santo tem uma ótima maneira de pressionar meu coração para os que preciso rezar e as áreas que precisam de crescimento. Se foi uma longa semana e falei de maneira agressiva com meu marido, tomo tempo para refletir sobre isso, peço o perdão de Deus e a graça de buscar o perdão do meu marido e tento fazer melhor. Meu marido usa o exame de forma semelhante ao que eu faço e reza separadamente para refletir sobre as formas como ele pode crescer como marido.

Espiritualmente, nos deu a chance de dar um passo para trás no nosso egoísmo e reorientar nossos corações para o céu e para o outro. Tornou-se como um check-up espiritual para o nosso casamento – podemos voltar a esse exame quando sentimos a necessidade e ver o quanto crescemos ou as maneiras pelas quais podemos amar melhor. Nos ajudou a crescer em compaixão, compreensão, paciência e amor.

São Francisco de Sales passa por vários exames particulares para preparar uma alma para confissão geral em seu livro Introdução à Vida Devota.

Fazer essa prática, mesmo que ocasionalmente, pode abrir um oásis de graça durante tempos difíceis ou tempos de crescimento.

Um dos caminhos para este crescimento é o exame minucioso de nossas próprias faltas e busca viver nossas vocações com aprendizado intencional e oração intensa. Estamos trabalhando na santidade no caminho que Deus colocou diante de nós.

Não chego perto das obras de arte de casamentos que testemunho ao meu redor, ou perto da santidade que desejo, mas fazer um exame especial específico para minha vocação trouxe frutos inegáveis. À medida que eu desvendo minhas partes escuras mais e mais, sinto a luz e a cura adotando raízes em nosso casamento mais e mais profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário