terça-feira, 6 de junho de 2017

PF pede que Temer esclareça a frase 'tem que manter isso'

Veja as perguntas feitas ao presidente
PF mandou lista com 82 pontos ao presidente no inquérito em que ele é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF)
Por Camila Bomfim, TV Globo
06/06/2017 07h17  Atualizado há menos de 1 minuto
Veja algumas as perguntas que a Polícia Federal enviou ao presidente Michel Temer

A Polícia Federal pediu para o presidente Michel Temer esclarecer o sentido da frase "tem que manter isso", dita ao empresário Joesley Batista, da JBS, em encontro fora da agenda oficial no Palácio do Jaburu, em março.
A frase foi dita pelo presidente após Joesley afirmar que está bem com ex-deputado federal Eduardo Cunha, e faz parte do inquérito em que o presidente é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. Temer nega ter cometido irregularidades.
Explique o contexto em que se deram essas colocações, esclarecendo, sobretudo, o sentido da orientação final de Vossa Excelência, nos termos "tem que manter isso".
O pedido de esclarecimento faz parte da lista questionamentos da PF ao presidente. As perguntas tratam de temas como
A relação de Temer com o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, flagrado ao receber mala com R$ 500 mil de um executivo da JBS
O encontro de Temer com Joesley no Jaburu
A empresa Rodrimar, que atua no Porto de Santos e que, segundo procuradores do MPF, pode ter sido beneficiada um decreto de Temer
A relação de Temer com o coronel João Batista Lima Filho, apontado por delatores da JBS como intermediário de valores pagos ao presidente
O presidente tem 24 horas para responder, mas não é obrigado a fazê-lo. Antes de o ministro Edson Fachin (STF), relator do inquérito, autorizar a PF a questionar Temer, a defesa do presidente havia pedido que ele só fosse ouvido após a perícia na gravação do encontro, que ainda não foi concluída.
Na segunda-feira (5), o Planalto afirmou ter recebido 84 perguntas, mas a lista da PF tem 82 pontos. Veja quais são:
Bloco 1
1. Qual a relação de Vossa Excelência com Rodrigo da Rocha Loures?
2. Desde quando o conhece? Já o teve como componente de sua equipe de trabalho? Quais os cargos ocupados por ele, diretamente vinculados aos de Vosssa Excelência?
3. Rodrigo da Rocha Loures é pessoa da estrita confiança de Vossa Excelência?
4. Vossa Excelência confirma ter realizado contribuição financeira à campanha de Rodrigo da Rocha Loures à Câmara dos Deputados, nas eleições de 2014, no valor de R$ 200.650,30? Quais os motivos dessa doação?
5. Vossa Excelência realizou contribuições a outros candidatos nessa mesma eleição? Se a resposta for afirmativa, discriminar beneficiários e valores.
6. Vossa Excelência gravou um vídeo de apoio à candidatura de Rodrigo da Rocha Loures à Câmara dos Deputados em 2014. Fez algo semelhante em prol de outro candidato? Quais?
7. Rodrigo da Rocha Loures, mesmo após ter assumido vaga na Câmara dos Deputados, manteve relação próxima com Vossa Excelência e com o Gabinete Presidencial?
8. Vossa Excelência confirma ter estado com Joesley Batista, presidente do Grupo J&F Investimentos S/A em 7 de março de 2017, no Palácio do Jaburu, em Brasília, conforme referido por ele em depoimento de fls. 42/51 dos autos do Inquérito nº 4483?
9. Qual o objeto do encontro e quem o solicitou a Vossa Excelência?
10. Rodrigo da Rocha Loures teve prévio conhecimento da realização desse encontro?
11. Por qual motivo a reunião em questão não estava inserida nos compromisso oficiais de Vossa Excelência?
12. Vossa Excelência tem por hábito receber empresários em horários noturnos sem prévio registro em agenda oficial? Se sim, cite ao menos três empresários com quem manteve encontros em circunstâncias análogas ao de Joesley Batista, após ter assumido a Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário