domingo, 18 de junho de 2017

Papa preside à procissão do Corpo de Deus no domingo, seguindo calendário italiano

RV/OR
Ecclesia 18 de Junho de 2017, às 08:26        RV/OR


Cidade do Vaticano, 18 jun 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco vai presidir hoje à Missa e procissão da solenidade do Corpo de Deus, seguindo pela primeira vez o calendário litúrgico da Igreja Católica na Itália.

O dia do Corpo de Deus (solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no calendário católico) é um feriado móvel no Estado do Vaticano, em Portugal e em várias outras nações, celebrado sempre a uma quinta-feira e 60 dias depois da Páscoa; nos países onde a data não é feriado, como acontece na Itália, celebra-se no domingo seguinte.

A celebração presidida pelo Papa Francisco tem início previsto para as 19h00 de Roma (menos uma em Lisboa), seguindo-se a procissão desde a Basílica de São João de Latrão à Basílica de Santa Maria Maior.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, explicou que a mudança visa “favorecer a presença das pessoas” e não “criar mais problemas à cidade num dia de trabalho”.

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de Missa e ofício próprios.

A "comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa" (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo.

A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que "onde, a juízo do bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo" (cân. 944, §1).

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário