"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

terça-feira, 6 de junho de 2017

Papa Francisco: Você é um hipócrita? Este é o dano que provoca

Por Miguel Pérez Pichel
Papa celebra Missa na Casa Santa Marta. Foto: L’Osservatore Romano

VATICANO, 06 Jun. 17 / 10:10 am (ACI).- Na homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco advertiu contra os hipócritas e chamou a ser vigilantes, pois “o hipócrita pode destruir uma comunidade” cristã.

O Papa assinalou que Jesus chama de hipócritas os “doutores da Lei”, porque “pensam uma coisa e dizem outra”. Entretanto, “a hipocrisia não era a linguagem de Jesus e tampouco deve ser a dos cristãos”.

“Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão”, advertiu. “Isto deve estar muito claro. Este é o adjetivo que Jesus usa com essas pessoas: hipócritas. O hipócrita é sempre um adulador, quem mais, quem menos”.

Então, citou como exemplo os doutores da lei, que colocavam Jesus à prova, começando com a adulação e, depois, fazendo-lhe a pergunta: “É justo pagar a César?”.

“O hipócrita tem duas caras. Mas, Jesus conhecendo a sua hipocrisia, disse claramente: ‘Por que vocês me colocam à prova? Tragam-me uma moeda, quero vê-la’. Assim Jesus responde sempre aos hipócritas. A realidade é assim, bem diferente da hipocrisia ou da ideologia. Eles entregam a moeda a Jesus e Ele lhes responde com sabedoria, partindo da imagem de César na moeda: ‘Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus’”.

O Pontífice continuou explicando os elementos que caracterizam o hipócrita. “A linguagem da hipocrisia é a linguagem do engano; é a mesma linguagem da serpente com Eva”. “Extirpam a personalidade e a alma de uma pessoa. Mata as comunidades. Quando há hipócritas em uma comunidade ela corre um grande perigo, um perigo terrível”, advertiu.

Ao contrário, encorajou: “Que seu modo de falar seja ‘sim, sim’, ‘não, não’. O supérfluo pertence ao maligno”. Francisco lamentou o mal que a hipocrisia causa à Igreja e pediu aos cristãos que estejam alerta ante “aqueles que têm este comportamento pecaminoso, que mata”.

“O hipócrita é capaz de matar uma comunidade. Fala com docilidade, mas julga brutalmente as pessoas. O hipócrita é um homicida, pois utiliza a mesma linguagem do diabo para destruir as comunidades”.

O Santo Padre concluiu a sua homilia aconselhando a responder ao hipócrita: “Quando comece com a adulação se deve responder com a verdade. Que não comece a contar essas histórias, a verdade é esta. A mesma coisa quando vem com a ideologia: a verdade é esta”.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Mc 12, 13-17

Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”

15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com