segunda-feira, 26 de junho de 2017

Papa celebra com cardeais o Jubileu de Prata de sua ordenação episcopal

2017-06-26 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Terça-feira, 27 de junho, completam-se 25 anos da ordenação episcopal do Papa Francisco. Nesta circunstância em que grande parte do Colégio Cardinalício está presente em Roma para participar do Consistório, o Papa convidou os cardeais a concelebrarem com ele uma missa, na Capela Paulina. 

Transmissão ao vivo

A missa do Jubileu de Prata de sua ordenação episcopal será transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada pelo rádio, pelo site e pelo nosso canal YouTube, com comentários em português, a partir das 

Bispo em 1992

Nomeado por João Paulo II bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio recebeu a ordenação episcopal na catedral da capital em 27 de junho de 1992 do Cardeal Antonio Quarracino. Como lema, escolheu ‘Miserando atque eligendo’ e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.

Imediatamente nomeado vigário episcopal da região Flores, e vigário-geral da arquidiocese, não foi uma surpresa quando, em junho de 1997, foi elevado a arcebispo coadjutor de Buenos Aires.

Arcebispo de Buenos Aires 

Nove meses depois, com o falecimento do Cardeal Quarracino, sucedeu-lhe como arcebispo, primaz da Argentina e ordinário para os fiéis de rito oriental residentes no país e desprovidos de ordinário do próprio rito.

Três anos mais tarde, no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino. Convidou os fiéis a não virem a Roma para festejar a púrpura, mas a destinar aos pobres o dinheiro da viagem. Repetiu o pedido ao ser eleito Papa, em 13 de março de 2013.  

Para recordar aquele momento:

(CM)

(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário