quinta-feira, 29 de junho de 2017

Hoje Bento XVI celebra 66 anos de sacerdote


Foto L'Osservatore Romano

Vaticano, 29 Jun. 17 / 08:00 am (ACI).- “Senhor, me ajude a te conhecer melhor. Ajude-me a ser sempre uma só coisa com sua vontade. Ajude-me a viver minha vida não para mim mas sempre junto a Ti pelos outros. Ajude-me a ser seu amigo!”. Com esta invocação Bento XVI recordava, em 29 de junho de 2011 na Basílica de São Pedro, seu 60° aniversário de ordenação sacerdotal.

O Supremo Pontífice Emérito festeja hoje 66 anos de sacerdote. Em 29 de junho de 1951 foi ordenado, junto a seu irmão Georg, pelo então Arcebispo de Munich e Freising, Cardeal Faulhaber.

Na homilia que pronunciou há seis anos quando ainda era o Sumo Pontífice da Igreja Católica, Bento XVI afirmava que “este é um momento de gratidão, de gratidão ao Senhor pela amizade que me deu e que quero dar a todos nós. Gratidão às pessoas que me formaram e me acompanharam”.

Bento XVI, que foi ordenado Bispo em 28 de maio de 1977 (há 38 anos), nasceu em Marktl am Inn, na Diocese de Passau (Alemanha), em 16 de abril de 1927.

Entre as diversas e importantes tarefas que desempenhou ao serviço da Igreja destaca que em 1962 participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do então Arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joseph Frings.

Além disso serviu durante anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, assim como Decano do Colégio Cardinalício.

Em 11 de fevereiro de 2013 anunciou sua renúncia ao pontificado, a qual se fez efetiva na no dia 28 do mesmo mês. Atualmente, Joseph Ratzinger vive no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde se dedica à leitura e à oração.

Uma de suas poucas e mais recordadas aparições após a renúncia foi ao lado do Papa Francisco durante a canonização de São João Pablo II e São João XXIII, considerado pela imprensa como “o dia dos quatro Papas”.

Além disso, participou de dois consistórios para a criação de cardeais: em fevereiro de 2014 e 2015; e na beatificação do Papa Pablo VI em 19 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário