quinta-feira, 8 de junho de 2017

Fátima: «Ser Igreja Para Todos» - pessoas com deficiência peregrinam à Cova da Iria

Agência Ecclesia 08 de Junho de 2017, às 11:50      

D. José Traquina acompanha encontro e arcebispo D. Jorge Ortiga preside à Eucaristia de encerramento


Lisboa, 08 jun 2017 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Igreja Católica em Portugal, dinamiza a sua peregrinação ao Santuário de Fátima, entre 16 e 18 de junho, com o tema ‘Caminhar Na Luz E Na Alegria – Ser Igreja Para Todos’.

“A peregrinação nacional resulta da preocupação da Igreja portuguesa com a invisibilidade das pessoas com deficiência”, afirma a organização.

‘Caminhar Na Luz E Na Alegria – Ser Igreja Para Todos’ é o tema da Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência, Famílias e Instituições, entre 16 e 18 de junho, a Fátima.

Segundo o programa, a sessão de abertura é às 10h00 de dia 17 de junho, com D. José Traquina, bispo auxiliar de Lisboa, e o tema ‘Igreja para todos: Caminho em peregrinação’, no Salão Bom Pastor, no Centro Paulo VI.

Meia hora depois, o tema ‘Igreja peregrina na luz e na alegria’ junta num painel o padre Jesuíta Paulo Duarte numa conversa com Américo Azevedo e os pais do Bernardo, Carmo e Rui Diniz, antes da sessão interativa ‘todos temos luz para dar’.

Na tarde do dia 17 de junho destaca-se ainda a partir das 15h00 o painel que vai juntar a Fraternidade Cristã de Doentes Crónicos e Deficientes físicos (FCD) da Pastoral da Saúde, o Movimento Fé e Luz, da Pastoral da Família, e a equipa do Serviço Pastoral a Pessoa com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda.

A irmã Ângela Coelho, da Congregação da Aliança de Santa Maria, vai apresentar o a conferência ‘Fátima, mensagem de Luz e de Paz’, às 16h30 e a Eucaristia, presidida por D. José Traquina, começa às 18h00.

O último dia da peregrinação do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai começar com uma peregrinação simbólica da rotunda Sul, a partir das 09h00.

Às 11h00, o convite é para uma ‘festa da Luz e da Alegria’ que vai ser apresentada pelas dioceses, movimentos e instituições, com coros, música, testemunhos, encenações.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir à Eucaristia de encerramento da Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Fátima, às 15h00 de 18 de junho, na Basílica da Santíssima Trindade.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário