quarta-feira, 7 de junho de 2017

Fátima 2017: Papa recorda emoção da visita a Portugal


Agência Ecclesia 07 de Junho de 2017, às 11:37       

Francisco enviou mensagem a D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Lisboa, 07 jun 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco recordou a emoção com que viveu a sua visita a Portugal, nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima, numa mensagem enviada a D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

“No Santuário de Nossa Senhora, comoveu-me a solidez da fé, a indómita esperança e a ardente caridade que anima o caminho humano e cristão daquele povo santo fiel de Deus, com destaque para o silêncio de um milhão de peregrinos unidos ao meu silêncio orante”, refere o texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo Patriarcado de Lisboa.

A mensagem ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa evoca ainda “o mar de luz feito por um milhão de velas acesas na noite de vigília”, a “ovação elevada por dois milhões de mãos aos novos Santos Francisco e Jacinta” e o “acenar de lenços brancos à Branca Senhora por um milhão de corações felizes”.

“Mãe, nunca Vos esqueceremos”, escreve o Papa.

A mensagem recorda o encontro com um “povo ordeiro e entusiasta” nos percursos entre Monte Real até Fátima, sem medo de manifestar a sua fé, e deixa orações pela Igreja em Portugal, “para que continue a caminhar com perseverança e coragem, testemunhando a todos o amor misericordioso do Pai do Céu”.

Francisco manifesta o seu apreço pelo “cuidado pastoral e espiritual” com que as diversas dioceses se prepararam e estão a viver o centenário das Aparições de Fátima, nomeadamente com a visita da Virgem Peregrina a “tudo quanto era cidade e aldeia” das dioceses portuguesas, “donde agora vieram pessoas sem conta «ver» a Mãe do Céu”.

“E vós todos... rezai também por mim, que de coração vos abençoo”, conclui o texto.

OC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário