"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Encontro na Argentina avalia Missão Continental" nos países do Cone Sul

Resultado de imagem para buenos aires
2017-06-26 Rádio Vaticana


Buenos Aires (RV) - Realizou-se estes dias em Buenos Aires o encontro sobre a Missão Continental nos países do Cone Sul: Argentina, região sul do Brasil, Chile, Uruguai e parte do Paraguai. O objetivo era acompanhar o caminho missionário da Igreja engajada na Missão Continental, no horizonte do Pontificado do Papa Francisco e com a finalidade de iniciar uma nova fase que tenha os jovens como principais protagonistas.


Organizado pela secretaria geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e por seus Departamentos de Missão e Espiritualidade, das Vocações e dos Ministérios, o encontro realizou-se de 20 a 22 de junho, com a participação do secretário geral do CELAM, Dom Juan Espinoza, de bispos dos vários países e dos diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Avaliação da Missão Continental em seus dez anos de caminhada

Segundo a agência missionária Fides, o primeiro dia do encontro foi dedicado a uma avaliação da Missão Continental desde seu lançamento na Conferência de Aparecida (maio de 2007) até hoje.

Os grupos de trabalho analisaram as dimensões da animação, da formação e da cooperação missionária. Constatou-se a diversidade dos percursos em cada país e, em geral, o crescimento da sensibilização da importância da missão como parte essencial de toda atividade pastoral.

Em seguida tiveram lugar as reflexões do bispo de La Guaira (Venezuela), Dom Raúl Biord, sobre “A missão paradigmática e programática na vida da Igreja”, e de Frei Estêvão Raschietti sobre a “Formação missionária nos seminários, nas Universidades, nas Casas dos religiosos e nos Centros de formação pastoral dos leigos”.

História da Evangelização na Argentina

Por sua vez, os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias ilustraram o quadro das atividades missionárias e dos projetos que são levados adiante. O arcebispo de Salta, Dom Mario Antonio Carganello, apresentou a história da evangelização na Argentina.

No terceiro e último dia do encontro foi desenvolvida uma série de linhas missionárias para a região e foi redigida uma mensagem final com as conclusões da reunião a serem publicadas dentro em breve.

Entre as questões indicadas encontram-se: a participação no Congresso Missionário Americano, que se realizará na Bolívia em 2018; considerar a dimensão do testemunho para a missão; encorajar a formação missionária dos seminaristas e dos religiosos; promover as ocasiões de formação já existentes no continente e um curso on line através do CELAM.

Difundir experiência das "Igrejas irmãs" no Brasil

Está prevista a publicação de um manual de missiologia para os seminaristas cujo texto está em fase de redação. Também se quer difundir a experiência das “Igrejas irmãs” no Brasil, para a cooperação missionária entre as dioceses das várias regiões. Os países membros se comprometeram a levar adiante a preparação do Mês Missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019.

Por fim, foi avaliado como muito positivo este encontro das Pontifícias Obras Missionárias e dos Departamentos específicos do CELAM, razão pela qual se promoverá a sua continuidade a fim de trabalhar numa comunhão cada vez maior. (RL/Fides)

(from Vatican Radio)
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com