sexta-feira, 5 de maio de 2017

Vaticano: Papa quer media do Vaticano mais atentos a situações de pobreza

Francisco recebeu participantes na primeira assembleia plenária da Secretaria para Comunicação

O Papa recebeu hoje os participantes na primeira assembleia plenária da Secretaria para Comunicação, a quem pediu que a reforma em curso nos media do Vaticano tenha atenção às situações de pobreza.

Francisco disse que o critério que guia esta reforma “é apostólico e missionário, com uma atenção especial às situações de pobreza e dificuldade, na consciência de que elas também devem ser enfrentadas com soluções adequadas”.

“Assim, é possível levar o Evangelho a todos, valorizar os recursos humanos, sem substituir a comunicação das Igrejas locais, e ao mesmo tempo, ajudar as comunidades eclesiais que mais precisam”, prosseguiu, numa intervenção divulgada pela Santa Sé.

A Secretaria para a Comunicação, criada há dois anos, tem entre os seus membros D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais em Portugal.

Segundo o Papa, este novo organismo visa “renovar o sistema de comunicação da Santa Sé”, , através dos meios que o novo contexto cultural digital coloca à disposição.

“O atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento dos meios de comunicação digitais, pelos fatores de convergência e interatividade, exige uma revisão do sistema informativo da Santa Sé”, sublinhou.

Francisco referiu ainda que este novo sistema de comunicação nasce da exigência de “convergência digital”, com transformações nos vários media do Vaticano.

O Papa realçou, por outro lado, que em países com menor desenvolvimento tecnológico, o serviço de onda curta da Rádio Vaticano não vai ser cortado, ao contrário do que chegou a ser adiantado.

A mudança vai envolver, nos próximos meses, a Livraria Editora Vaticana e também o jornal ‘L’Osservatore Romano’, que passarão a estar sob a supervisão da Secretaria para a Comunicação.


Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário