terça-feira, 30 de maio de 2017

Um Tinder para católicos

domtotal.com
Site busca resolver problema de católicos em encontrar parceiros com os mesmos ideais.
Plataforma já existe na Alemanha há cerca de 10 anos.
Plataforma já existe na Alemanha há cerca de 10 anos. (Divulgação)
Por Gilmar Pereira
Equipe Dom Total

"Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne" (Gn2,24) – a bíblia fala sobre a união do casal mas não diz como encontrar um par. Em épocas de avanços tecnológicos, onde a internet ajuda nos relacionamentos, cristãos criam plataformas digitais para encontros amorosos.

É comum ouvir mulheres dizerem que “falta homem no mercado”, dada uma suposta escassez masculina. Segundo dados do IBGE, em 2014, a população brasileira era composta de 51,65% de mulheres, o que equivale a 6,3 milhões a mais que o número de homens. Se estes números apontam para a realidade nacional, eles se agravam quando se fala de determinados setores da sociedade onde a presença feminina é maior, como nas Igrejas.

Segundo Fernanda, que foi membro da Renovação Carismática Católica (RCC), além da maioria feminina, o problema passa pela mentalidade de alguns que se põem a rezar em busca de um namoro segundo Deus. “Muitos querem uma pessoa perfeita. Acham que por rezarem, a pessoa que vir deverá ser uma cópia de São José ou de Maria. Esquecem-se de que na Igreja somos todos seres humanos, falhos, tentando nos moldar aos olhos de Deus. Daí não dão oportunidade aos que aparecem”, diz a jovem.  “Fora a espera de sinais do Senhor, especialmente na RCC, para que Deus aponte se a pessoa é a certa. Fora da Igreja, como as pessoas se impõem menos regras, creio que seja mais fácil”, aponta.

Já para Josymara, que conheceu seu atual marido num evento religioso, a perspectiva é outra. “Não acho impossível e nem difícil não. Pode acontecer de os rapazes não tomarem iniciativa. Então, muitas das vezes, temos que realmente tomar a dianteira; claro, desde que haja correspondência”. Para ela, encontrar um namoro na Igreja pode ser mais fácil porque ali “existem muitos jovens com o mesmo propósito, independente do sexo.  Propósito de encontrar alguém” E conclui, “Não sou uma exceção, tenho vários amigos e amigas que casaram conhecendo alguém na igreja”.

De fato, alguns católicos se ressentem de não encontrar um companheiro ou companheira que compartilhe dos mesmos valores e compromissos religiosos.  Com base nessa realidade, foi fundado em 2015 um site em Portugal que passou a estender seus serviços ao Brasil neste ano, o datescatolicos.org. A plataforma já existe há uma década na Alemanha e está sendo impulsionada na lusofonia pelo casal Marta e Antônio Pimenta de Brito. “Sabemos que nem sempre é fácil encontrar uma pessoa que siga os ensinamentos da Igreja e esteja comprometida com um projeto de namoro e família a largo prazo. Por isso, consideramos a internet como um aliado chave para fazer com que essa busca seja mais simples”, destaca Antônio.

A equipe do site busca preservar sua catolicidade por meio de seus moderadores, além de oferecer conteúdo que promova o ideal cristão de matrimônio. E para não ficar somente no impulsionamento online das relações, há ainda um calendário com eventos para solteiros. Por estar em diversos países da Europa, um dos encontros programados são as férias de verão na Croácia (que no calendário do hemisfério norte acontecerá em Julho próximo).  Mas quem imagina um clima de puro romance não pode se esquecer de que não se trata de uma colônia de férias comuns. Todos os dias haverá missa e palestras edificantes.

Aprovado o perfil pelo site, o sistema irá procurar outras pessoas que tenham interesses e gostos semelhantes, propondo “matches”, como acontece com outros aplicativos com interesses menos santos. A inscrição na plataforma não é gratuita. Há a possibilidade de um plano trimestral ou anual. O valor visa cobrir os custos com instalação, publicidade e com o acompanhamento pessoal e técnico. Segundo consta na plataforma, “a obrigação de pagamento também oferece alguma proteção contra o flerte superficial”. Além de poder buscar perfis de seu interesse, os usuários mais tímidos contam com a possibilidade de anonimato.  Tudo bem recatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário