quinta-feira, 4 de maio de 2017

Recife é escolhida pela CNBB como a sede do próximo Congresso Eucarístico Nacional

 Resultado de imagem para igreja das fronteiras
CNBB

O arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, recebeu com alegria a notícia de que Recife sediará o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), de 12 a 15 de novembro de 2018. “Vamos trabalhar para fazer um belo Congresso e ajudar aquela comunidade a cada vez mais se comprometer com o Cristo Eucarístico”, prometeu.

Dom Saburido contou que a realização do Congresso será algo muito bom para a arquidiocese de Olinda e Recife e para todo o regional Nordeste 2 da CNBB: “os bispos todos estão assumindo conosco este desafio”.

Está é a segunda vez que Recife irá sediar um CEN. A primeira foi em 1939, quando foi promovido o sétimo Congresso. Da ocasião, dom Fernando Saburido destaca o Parque 13 de maio, que foi o local de realização do evento na capital pernambucana, e a igreja que foi construída no bairro Espinheiro, “um bairro elegante de Recife. A igreja é um memorial daquele congresso”, lembra.

Dom Fernando conta que já tem recebido mensagens de alegria, de contentamento e que também está pedindo aos bispos do regional para já pensarem em algumas sugestões de tema e lema para o Congresso, “de modo que vamos fazer isso o quanto antes”, uma vez que este é o primeiro passo na preparação.

O Congresso
Realizado pela primeira vez em 1881, em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos apoiado por São Pedro Julião Eymard, o Congresso Eucarístico é um momento de convergência das pessoas que professam a fé católica na realidade da Eucaristia e que desejam dar testemunho público de fé.

No Brasil, a realização dos congressos teve início em 1933, em Salvador (BA). O último aconteceu em Belém (PA), no ano passado, nas comemorações dos 400 anos da capital paraense, com o tema “Eucaristia e partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

Fonte: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário