"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Igreja: Fátima recebe festa internacional dos Cursilhos de Cristandade

Agência Ecclesia 04 de Maio de 2017, às 09:40       

Cardeal brasileiro Braz Aviz é enviado papal à ultreia mundial

Fátima, 04 mai 2017 (Ecclesia) – O Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), cujo comité executivo está sediado em Portugal, dinamiza a partir de hoje o 5.º encontro mundial deste organismo católico, com um representante do Papa, até sábado, em Fátima.

A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa por Francisco Salvador, presidente do Comité Executivo do Organismo Mundial do MCC, para quem esta vai ser “a festa do encontro de diversas culturas”.

A V Ultreia Mundial, na Basílica da Santíssima Trindade, acontece nos 100 anos das Aparições de Fátima e do nascimento do fundador dos MCC, Eduardo Bonnín (4 de maio de 1917), falecido em 2006.

Cerca de 8 mil cursistas, de 39 países dos cinco continentes, vão participar também em diversas iniciativas como a celebração da Eucaristia, momentos de oração, conferências e tertúlias.

Francisco Salvador falou num “movimento de vanguarda” que antecedeu o Concílio Vaticano II (1962-1965) e que procura manter essa identidade, para “chegar a todos, às periferias, sobretudo aos que estão mais afastados” da Igreja, numa dinâmica que vai ao encontro de ideias fundamentais do pontificado do Papa Francisco.

D. Francisco Senra Coelho, diretor espiritual do Organismo Mundial do MCC, disse aos jornalistas que a presença em Portugal de delegações de países como a Coreia do Sul, Guiné-Equatorial, Sri Lanka, Camboja, é um “estímulo” para reforçar a dinâmica do movimento, na “renovação dos ambientes humanos” com uma proposta de “alegria e esperança”.

O bispo auxiliar de Braga elogiou a “valorização do laicado” que tem sido promovida desde o seu início nos Cursilhos, promovendo uma maior “consciencialização” em relação ao papel dos leigos na vida da Igreja Católica.

Do Papa Francisco, acrescentou, chega o “desafio das periferias”, a necessidade de “humanizar” a vida social, a partir da “proposta de misericórdia” da fé católica.

Este encontro mundial, assinalou D. Francisco Senra Coelho, é “um compromisso de renovação”.

“Acreditamos profundamente na missão dos Cursilhos de Cristandade”, concluiu.

A V Ultreia Mundial, que decorre de 4 em 4 anos, tem como tema ‘É hora dos cursilhos’ e vai contar com a presença do cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), como enviado especial do Papa.

Para Francisco Salvador, esta nomeação é um sinal do “grande carinho” que Francisco tem pelo movimento, que conheceu na Argentina.

O MCC, movimento laical que nasceu em Palma de Maiorca (Espanha), em 1949, tem reconhecimento canónico pela Santa Sé como “estrutura de coordenação, promoção e difusão da experiência dos Cursilhos de Cristandade”.

Desde 2014 que Portugal é, pela primeira vez, o principal ponto de encontro para membros do movimento quando foi escolhido como sede da organização mundial durante o último encontro europeu realizado entre 23 e 26 de maio de 2013, na Áustria.

O movimento vai promover a sua consagração a Nossa Senhora de Fátima, no encontro mundial marcado para a Cova da Iria, às 15h30 de 6 de maio, na Capelinha das Aparições, com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, além do cardeal Braz de Aviz e de D. Francisco Senra Coelho.

CB/OC
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com