segunda-feira, 15 de maio de 2017

Europa: Cáritas afirma papel da família para «alcançar» um modelo social sustentável


Agência Ecclesia 15 de Maio de 2017, às 11:03      
Instituição católica enviou carta aos governos do continente

Lisboa, 15 mai 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa associou-se ao Dia Internacional da Família, que se assinala hoje, e pediu aos governos da Europa uma aposta neste campo, para “alcançar um modelo social sustentável”.

“Enquanto a família e os seus legítimos anseios não se mantiverem na agenda política não poderemos ter esperança numa sociedade mais justa”, escreve a Cáritas Portuguesa que, “há muito”, “reclama” a criação, no mínimo, de uma secretaria de Estado da Família.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a instituição “felicita” as famílias portuguesas que “têm plena consciência do seu papel central na sociedade” e não se fecham em si mesmas mas criam “dinamismos geradores de desenvolvimento sustentável”.

A instituição lembra também “com total solidariedade” as famílias portuguesas que não “poderão dar o contributo que desejariam” por estarem “afetadas no seu bem-estar”, privadas de meios financeiros e de acesso a oportunidades universais “como são a educação e a proteção social”.

A Cáritas Europa enviou uma mensagem a todos os governantes europeus, que a Cáritas Portuguesa subscreve, onde afirma que as famílias “têm um papel central” em qualquer modelo social sustentável e inclusivo à medida que “criam e asseguram o bem-estar” nas sociedades.

A instituição da Igreja Católica, recordou que na sua publicação Justiça Social e Igualdade na Europa, identificou a família como “um dos três pilares de modelos sociais sustentáveis ??e inclusivos”.

“Investir nas famílias deve, por conseguinte, ser uma prioridade fundamental de todos os governos europeus para garantir a justiça social e sistemas de proteção social sustentáveis”, escreve a Cáritas Europa.

Em Portugal, refere a Cáritas nacional, “continua a não haver sensibilidade politica” para a definição de uma estratégia que permita dar condições às famílias de modo a que sejam “um dos pilares mais significativos para o cumprimento” dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“A Europa encontra nova esperança quando [...] investe na família [...]. Quando torna possível aos jovens terem filhos sem o medo de ser incapazes de apoiá-los”, disse o Papa Francisco, aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, pelo 60.º aniversário do Tratado de Roma, numa audiência na Sala Régia, no Vaticano, cita a Cáritas Europa.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário