segunda-feira, 22 de maio de 2017

Em breve estrará pronta primeira igreja construída em Cuba após 58 anos de comunismo

Imagem referencial / Foto: Pixabay (Domínio Público)

HAVANA, 20 Mai. 17 / 12:00 pm (ACI).- Graças à colaboração da paróquia de São Lourenço, em Tampa (Estados Unidos), em breve estará pronta a primeira igreja católica construída em Cuba depois de quase seis décadas de comunismo.

A igreja em construção fica na cidade de Sandino, em Pinas del Río, será dedicada à Divina Misericórdia e foi financiada com 95 mil dólares de doação da paróquia norte-americana.

Segundo informou ‘Tampabay.com’, o pároco de São Lourenço, Pe. Ramón Hernández, disse que estão “muito contentes” e aguardam “com expectativa a Missa inaugural”.

O sacerdote de origem cubana disse que a ilha “está mudando” e indicou que falta apenas instalar o teto, portanto, espera-se que os trabalhos sejam concluídos no final de junho. Os bancos, um altar e demais elementos necessários chegarão nos meses seguintes. O templo poderá acolher cerca de 200 pessoas e a primeira Missa deverá ser celebrada em janeiro ou fevereiro de 2018.

Por sua parte, Pe. Cirilo Castro, sacerdote da nova igreja, esteve recentemente em Tampa para informar sobre os avanços da construção. Depois de tomar o poder em 1959, Fidel Castro ordenou o exílio de inúmeros religiosos e a expropriação de templos, colégios e outras propriedades.

Devido à falta de templos, a Igreja em Cuba desenvolveu as “casas missão”, que são lares que os fiéis oferecem para que se dê catequese e até mesmo celebrem Missas.

Nos últimos anos, sobretudo após a histórica visita de São João Paulo II em 1998, o governo foi devolvendo algumas propriedades; entretanto, não é permitido que a Igreja tenha escolas ou meios de comunicação de massa.

A ideia de construir a Igreja em Sandino nasceu em 2010, quando Pe. Tom Morgan, então pároco de São Lourenço, expressou ao Pe. Hernández seu interesse em estabelecer uma relação espiritual com Cuba.

Pe. Hernández entrou em contato com Pe. Castro em Cuba e juntos buscaram a permissão para construir a nova igreja. as permissões foram aprovadas pelo governo e o terreno foi vendido por um preço “simbólico”, explicou Pe. Hernández.

Atualmente, outras duas igrejas estão sendo construídas em Cuba, uma em Havana e outra em Santiago de Cuba. Pe. Hernández disse que ambas são financiadas por paróquias de fora da ilha. “A porta agora está aberta”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário