terça-feira, 2 de maio de 2017

Curso neste mês: A sociedade contemporânea à luz da Teologia do Corpo

  Aleteia Brasil | Maio 02, 2017
Para conhecer ou aprofundar os conhecimentos sobre a Teologia do Corpo de São João Paulo II

Quem mora no Rio de Janeiro terá neste mês a oportunidade de conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos sobre a Teologia do Corpo, de São João Paulo II, mediante um curso preparado pelo terapeuta Rômulo Cyríaco, autor de vários artigos já publicados por Aleteia.

A respeito do curso, ele mesmo explica que se trata de uma abordagem interdisciplinar para colocar em relação, ao longo de três aulas, os seguintes elementos:

1. Hoje, vê-se que há uma tendência de “liberação” do corpo e da sexualidade, calcada num relativismo ético e moral, que não resulta em vidas humanas mais saudáveis ou realizadas, mas, que, pelo contrário, parece agravar a frustração humana e o senso de vazio existencial, a perda da densidade das experiências, e do sentido da vida;

2. O confrontamento destas conclusões com alguns conceitos psicanalíticos e também políticos do século XX, que, hoje, a partir de uma observação direta da sociedade, mostram-se nitidamente equivocados em suas previsões, propostas e conceituações;

3. A correção conceitual dos equívocos citados acima, a partir das ideias essenciais expostas por João Paulo II na Teologia do Corpo acerca da sexualidade, do corpo, das relações conjugais e da família.

Através da Teologia do Corpo, compreenderemos como cada ser humano – que sempre resguarda o caráter único e íntimo de sua pessoalidade desejada por Deus – somente se realiza nas relações e nos vínculos, com a integral doação de si a um outro, e o total acolhimento do mesmo, nos movimentos de ser-com e de ser-para. Enquanto isso, os discursos e dinâmicas relacionais hoje dominantes na sociedade caminham na direção de tornar cada vez mais difíceis, senão impossíveis, os vínculos humanos em seu caráter definitivo, enquanto a liberdade passa a ser entendida e vivida como “liberdade” de ser deixado sozinho e decidir tudo por si, sem nenhuma restrição interna ou externa, e nenhum código ético e moral compartilhado.

Com isso, veremos como podemos e devemos extrair da Teologia do Corpo uma proposta de transformação interior e social, resgatando a importância de valores e realidades fundamentais para a realização da vida humana, que são considerados, pela sociedade atual, como coisas ultrapassadas, de um passado antiquado.

“Hoje, a verdade é antiquada”
(Cardeal Joseph Ratzinger)

O curso:

Datas: Sábados 6, 13 e 20 de maio
Horário: Das 10h às 13h
Local: Espaço Com Vidas
Rua Senador Dantas, Centro, Rio de Janeiro
http://www.espacocomvidas.com
Investimento: R$ 140,00

Inscrições:

Por email: romulocyriaco@outlook.com
Pelo WhatsApp: (21) 99726-9107

Artigos de Rômulo Cyríaco, na Aleteia, sobre a Teologia do Corpo:

Introdução à Teologia do Corpo – Prólogo: “Creio na Ressurreição da Carne”

Parte 1: “O pecado reprime o homem”

Nenhum comentário:

Postar um comentário