terça-feira, 25 de abril de 2017

Professores da Dom Helder recebem Medalha da Inconfidência

domtotal.com
Lysandro Siqueira e Valdênia Geralda.
Lysandro Siqueira e Valdênia Geralda.


A professora Valdênia Geralda de Carvalho, Diretora Administrativo-Financeira da Dom Helder, e o professor Lysandro Norton Siqueira, de Direito Ambiental, foram agraciados com a Medalha da Inconfidência 2017. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (21), na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG).

Medalha

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para a projeção e a valorização do Estado. Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek. É entregue sempre no dia 21 de abril, com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Currículos 

Valdênia Geralda de Carvalho é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Pós-Graduada em Ciências Penais pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Pós-Graduada em Direitos Humanos pela Fundação Movimento Direito e Cidadania em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Advogada. Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutoranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio.

Além de sólida formação acadêmica, a professora Valdênia se destaca pela atuação em defesa dos Direitos Humanos. É membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB/MG, conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH/MG) e integra o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH/MG). Foi coordenadora de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 

Na Dom Helder, Valdênia atua como Diretora Administrativo-Financeira e orienta atividades extraclasse. Já exerceu as funções de Coordenadora de Ensino da Graduação e Pró-reitora de Pós-graduação.

Lysandro Norton Siqueira é Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC/RIO. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos (2007). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). 

Procurador do Estado de Minas Gerais e Procurador-Chefe da Procuradoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (Advocacia-Geral do Estado). Coordenador, em Minas Gerais, da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). Coordenador na Região Sudeste do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP). Possui artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Professor de Direito Ambiental de Desenvolvimento Sustentável da graduação na Dom Helder.


Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário