"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Papa vai presidir a «lava-pés» de Quinta-feira Santa num centro de detenção italiano


Agência Ecclesia 06 de Abril de 2017, às 13:03        (Lusa) Fotografia arquivo 2015

(Lusa) Fotografia arquivo 2015
Francisco começa Tríduo Pascal com presos pela terceira vez no pontificado

Cidade do Vaticano, 06 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir à celebração de «lava-pés» com alguns presos na Casa de Reclusão de Paliano, na Quinta-feira Santa, dia 13 de abril, na Província de Frosinone e Diocese de Palestrina, a sul de Roma.

De acordo com a informação divulgada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a celebração e a visida do Papa é “estritamente privada”

A Rádio Vaticano informa que a Casa de Reclusão de Paliano está dividida tem três seções, por género, uma masculina e outra feminina, e ainda uma para doentes com tuberculose.

Com capacidade para 140 reclusos, a filosofia educativa é que empreguem o máximo do tempo em trabalhos de restauração, hortas e outras atividades produtivas, como é o caso da pizzaria da instituição.

Esta vai ser a terceira vez que Francisco celebra este rito com presos, depois da cerimónia na igreja do complexo prisional de Redibia, em 2015, em Roma, onde lavou os pés a 12 pessoas - seis homens e seis mulheres - e também a uma criança que estava no colo da mãe.

Dois anos antes, em 2013, o Papa foi ao Instituto Penal para Menores (IPM) de Casal del Marmo, nos subúrbios da capital italiana, onde lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões, incluindo duas raparigas.

No último ano, o pontífice argentino lavou os pés a refugiados no centro de acolhimento de requerentes de asilo de Castelnuovo di Porto, a cerca de 30 quilómetros a norte do Vaticano, que recebe sobretudo jovens refugiados.

Em 2014 a cerimónia de Quinta-feira Santa foi no Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, na periferia de Roma.

A Igreja Católica começa a celebrar o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor, na qual se repete o gesto do ‘lava-pés’, este ano a 13 de abril, e que o pontífice argentino introduziu mudanças em 2016 que permitem a participação de mulheres.

CB/PR
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com