sábado, 1 de abril de 2017

Papa Francisco: diz que congresso sobre Lutero seria «impensável» há poucos anos


Agência Ecclesia 31 de Março de 2017, às 12:39        RV/OR

RV/OR
Iniciativa ecuménica promovida pelo Comité Pontifício das Ciências Históricas


Cidade do Vaticano, 31 mar 2017 (Ecclesia) - O Papa disse hoje no Vaticano que a realização de um congresso sobre a figura de Lutero promovida por uma instituição da Santa Sé seria algo “impensável” há pouco tempo.

“Falar de Lutero, católicos e protestantes juntos, por iniciativa de um organismo da Santa Sé: tocamos verdadeiramente os frutos da ação do Espírito Santo, que ultrapassa qualquer barreira e transforma os conflitos em ocasião de crescimento na comunhão”, declarou.

Francisco falava aos participantes numa iniciativa ecuménica promovida pelo Comité Pontifício das Ciências Históricas (Santa Sé), mostrando-se reconhecido pela possibilidade de levar por diante um congresso internacional no 5.º centenário da reforma luterana.

O evento, que se concluiu hoje, teve como tema ‘Lutero, 500 anos depois. Uma releitura da reforma luterana no seu contexto histórico eclesial’.

O Papa Francisco convidou católicos e luteranos a superar um “clima de desconfiança recíproca” do passado e a aprofundar com seriedade as questões que se levantam no diálogo teológico entre Igrejas cristãs.

“50 anos depois do diálogo ecuménico entre católicos e protestantes, é possível levar a cabo uma purificação da memória”, assinalou.

A intervenção sublinhou a necessidade de superar “preconceitos”, promovendo uma atitude de “perdão”, de “reconciliação e de unidade”.

O Papa realizou uma viagem ecuménica à Suécia, entre 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, pela comemoração católico-luterana dos 500 anos da reforma protestante, tendo assinado uma declaração comum com o presidente da Federação Luterana Mundial.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário