"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

domingo, 30 de abril de 2017

Papa Francisco aos jovens: "Ação Católica é paixão católica!".

Por Miguel Pérez Pichel
Papa saudando os jovens da Ação Católica no Vaticano. / Foto: Lucía Ballester (ACI Prensa)

VATICANO, 30 Abr. 2017 / 12:30 pm (ACI).- O Papa Francisco destacou a importância da Ação Católica na vida das paróquias e encorajou os seus membros a estender o seu trabalho por toda a sociedade: "Ação Católica é paixão católica!".

Com uma grande quantidade de jovens reunidos na Praça de São Pedro, principalmente pertencentes à Ação Católica Italiana, reunidos no Vaticano para celebrar os 150 anos da organização, o Santo Padre exortou realizar seu trabalho de evangelização nas cidades onde vivem.

"Que cada iniciativa, proposta e caminho de vocês, sejam experiência missionárias destinadas à evangelização, não à autopreservação. de vocês”. “Que a sua participação nas dioceses e nas paróquias se estendam nas ruas da cidade, dos bairros e dos povos".

O Papa exortou os jovens da Ação Católica a “sintam a responsabilidade do serviço à caridade, o engajamento político, a paixão educativa e a participação no debate cultural”.


Os jovens, que antes da chegada do Santo Padre participaram de um encontro de oração, música e testemunhos, receberam com alegria estas palavras de reconhecimento: "Convido-os a realizar a sua experiência apostólica nas paróquias", insistiu o Pontífice.

A paróquia "é o espaço no qual as pessoas podem se sentir acolhidas tal como são, podem ser acompanhadas em seu caminho de maturidade humana e espiritual, crescer na fé e no amor à criação e aos irmãos".

"Isto acontecerá somente quando uma paróquia não se feche em si e se a Ação Católica, que vive na paroquia, não se feche em si mesma, e ajuda a paróquia para que permaneça em contato com as famílias e com a vida do povo e não se converta em uma estrutura separada das pessoas, ou em um grupo de escolhidos fechado em si".

Nesse sentido, Francisco convidou "realizar a sua experiência apostólica enraizada na paroquia, que não é uma estrutura ultrapassada, porque é a presença da Igreja no território, no o âmbito da escuta da Palavra, do crescimento da vida cristã, do diálogo, do anúncio, da caridade generosa, da adoração e da celebração”.

O Bispo de Roma recordou que “o nascimento da Ação Católica Italiana, foi a partir do sonho do coração de dois jovens, Mario Fan e Giovanni Acquaderni, que se tornou um caminho de fé para muitas gerações”.

Entretanto, “ter uma história bonita não serve para se olhar no espelho ou sentar-se comodamente na poltrona!”.

“Encorajo vocês a prosseguirem como um povo de discípulos-missionários, como nos ensinaram grandes testemunhas de santidade que marcaram o caminho de sua associação”.

"Durante estes cento e cinquenta anos - continuou o Papa Francisco -, a Ação Católica sempre se caracterizou por um grande amor por Jesus e pela Igreja. Hoje também são chamados a continuar a sua vocação particular colocando-se a serviço das dioceses, dos Bispos e nas paróquias, onde a Igreja habita entre as pessoas”.

O Papa os encorajou a continuar o seu trabalho sem se cansar, conscientes de que o seu serviço é um serviço ao Povo de Deus. "Não se cansem de percorrer o caminho através do qual é possível cultivar o estilo de uma autêntica sinodalidade, uma maneira de ser Povo de Deus onde todos podem contribuir com uma leitura atenta e mediada dos sinais dos tempos para compreender e viver a vontade de Deus”.

Depois deste encontro, o Papa Francisco rezou o Regina Caeli.




Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com