segunda-feira, 24 de abril de 2017

O segredo para ser uma mãe mais forte

  Marta Brzezińska-Waleszczyk | Abr 24, 2017
Sergiu Birca | Shutterstock
Como criar meu filho? Estou fazendo a coisa certa?

Como mãe ou como pai, quantas vezes você já ouviu alguém te dizer que está fazendo algo errado? Ou recebeu sugestões não solicitadas para fazer algo diferente?

Desde que eu me tornei mãe (há pouco tempo), eu perdi a conta. Estranhos facilmente julgam meus métodos. Eles pronunciam vereditos sobre minhas ações com tanta certeza, como se eles soubessem de alguma forma como criar meus filhos, ou talvez tivessem vários anos de prática médica.

–– ADVERTISEMENT ––



Chega ao ponto em que eu preciso parar e me dizer uma frase simples: eu sei mais.

Mas é difícil quando alguém fica castigando você, ou recomendando exatamente o oposto de qualquer coisa que você escolheu:

“Você vai usar fórmula de leite? Boas mães sabem os benefícios do leite materno”.

“Você ainda está amamentando? Meu Deus, ele é tão grande! Parei quando ele completou X meses”.

“Uau, você largou seu trabalho? A licença maternidade foi muito curta ou algo assim?”.

“Já voltou ao trabalho?  Eu senti que era muito importante estar por perto nesse primeiro ano”.

Essas declarações, embora não sejam viciosas, têm implicações dolorosas. É fácil começar a pensar que eles estão realmente dizendo coisas como: 

“Você é uma mãe horrível se não amamentar”.

“Sua amamentação é inapropriada”.

“Você desistiu do seu emprego porque não tem ambição”.

“Você voltou ao trabalho porque seu trabalho é mais importante que seu filho”.

E no fluxo constante de opiniões e sugestões e perguntas, pode ser difícil lembrar um simples fato: nenhum estranho pode julgar o que é bom para você e seu filho. Então faça suas escolhas com base em você, seu filho, seu marido e seu médico. É isso aí. É um círculo pequeno e digno.

Como uma mãe perdida

Por que, então, parece tão fácil julgar as escolhas que a outra mãe faz? Como mães, estamos todas tentadas a oferecer conselhos ou julgamento sobre outra mãe. Mas seria bom lembrar-se das nossas dificuldades. Porque a paternidade não é fácil. Na maioria das vezes não há respostas como sim ou não, por isso é fácil para os outros semear a semente da ansiedade e medo dizendo que uma escolha errada foi feita.

Uma criança de um ano não entende que acidentalmente chutar sua mãe enquanto chora irá machucá-la – e eles não fazem isso intencionalmente, é claro. Mas todos nós sabemos que os mais velhos às vezes nos causam dor um pouco mais deliberadamente: um adolescente infeliz gritando “eu te odeio” por alguma razão trivial.

E aceitamos tudo, não porque somos mártires masoquistas, ou porque não vemos o mundo além da maternidade. Nós aceitamos as críticas e os retrocessos no processo porque amamos essa pequena pessoa mais do que qualquer coisa no mundo. Mesmo que um menino de dois anos possa fazer você querer fugir e esquecer tudo às vezes, você pode apostar que alguns momentos depois ele vai fazer você sorrir como uma tola. Você ama outras pessoas, também, é claro. Você ama seu marido, pais e amigos, mas essa pequena pessoa viveu dentro de você por nove meses – ele era uma parte de você, que criou um vínculo extraordinário e único entre vocês dois.

Significa também que por muito tempo (certamente os primeiros anos de sua vida) você e seu marido são tudo para seu filho. Seu mundo inteiro. E apenas olhando esse conhecimento novamente de vez em quando pode ajudá-lo a sobreviver aos momentos mais difíceis da paternidade. Pode dar-lhe força quando você sente impotente. É quando você deve olhar para o seu filho, lembrar-se do quanto ele confia em você, e esperar aquele sorriso. Isso pode dissipar todas as suas dúvidas e restaurar a sua crença de que você está fazendo o melhor trabalho que você pode em ser a mãe dele.

Difícil de acreditar que apenas um pequeno conselho pode ser tão curativo? Eu já experimentei dúzias (se não centenas) de momentos como este. Meu pequeno sabe como me frustrar tremendamente, mas pouco tempo depois, um sorriso, um pequeno gesto, uma tentativa de dizer “mamãe” ou tentar andar sozinho, e meu coração maternal se derrete. Eu esqueço como eu estava chateada porque eu me lembro do quanto eu sou importante para ele. Lembro-me de quão grande influência eu terei em suas escolhas à medida que ele crescer, e como eu serei uma parte da sua vida. 

Lembro que sei ser forte porque tenho alguém para ser forte. Tudo porque sou mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário