sexta-feira, 28 de abril de 2017

O Papa Francisco já está no Egito: oremos

  Aleteia Brasil | Abr 28, 2017
"...mensageiro da paz no país que há dois mil anos deu refúgio e hospitalidade à Sagrada Família"

OPapa Francisco já está no Egito desde as 14h do horário local (9h da manhã em Brasília, 13h em Lisboa). Ele foi recebido no aeroporto do Cairo por uma comitiva encabeçada pelo ministro delegado do presidente da República, pelo Patriarca de Alexandria dos Coptas Católicos, Sua Beatitude Ibrahim Isaac Sedrak, pelo Núncio Apostólico no Egito, dom Bruno Musarò, pelo Bispo de Luxor, dom Emmanuel Bishay, e pelo secretário da Nunciatura Apostólica, pe. Jan Thomas Limchua.

Em mensagem de vídeo enviada antes de sua partida, Francisco declarou:


“Eu me sinto realmente feliz de ir como amigo, como mensageiro da paz e como peregrino ao país que há dois mil anos deu refúgio e hospitalidade à Sagrada Família, que fugia das ameaças do Rei Herodes”.
Após um voo de 2 horas e 15 minutos que partiu do aeroporto romano de Fiumicino, Francisco foi acompanhado pelo ministro até o Palácio Presidencial, onde o presidente Abdulfatah Al-Sisi o recebeu para um encontro privado. Por pedido do próprio Papa, o carro que o transportou não é blindado.

Francisco também visita hoje o grande imã da Universidade e Mesquita de Al-Azhar, centro de referência islâmico de relevância mundial, e fará um discurso diante dos participantes da Conferência Internacional sobre a Paz.

Às 16h40 do horário egípcio, o Papa encontra outras autoridades diversas e encerra a jornada com uma visita ao líder da Igreja Copta Ortodoxa, Tawadros II, evento em que está previsto outro discurso de Francisco.

Neste sábado, 29, o Papa celebrará a Santa Missa às 10h e em seguida almoçará com os bispos egípcios.

Às 15h15 ele terá um encontro de oração com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas e, após a cerimônia de despedida, às 17h, retornará a Roma, com chegada prevista às 20h30.

Esta é a 18ª viagem do Papa Francisco, que já esteve em 27 países.

A viagem ao Egito, focada no diálogo e na convivência entre povos de religião diferente, vem despertando particular atenção internacional por causa das tensões no país e do risco de ataques terroristas, considerado alto.

A este respeito, confira o artigo “O Estado Islâmico vai tentar matar o Papa este mês no Egito?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário