sábado, 22 de abril de 2017

Juventude: Movimento GIOFRATER dinamiza convívio e formação no «Gio2Day»


Agência Ecclesia 21 de Abril de 2017, às 16:06      
Chefe Hélio Loureiro dinamiza workshop «Porque comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?»

Porto, 21 abr 2017 (Ecclesia) – O movimento GIOFRATER, Juventude Franciscana Missionária de Nossa Senhora, está a organizar o ‘Gio2Day’ que vai proporcionar um dia de “formação, convívio e muita alegria”, a 30 de abril, na Paróquia de São Cristóvão do Muro, na Trofa.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a irmã Ana Paula Conceição, Franciscana Missionária de Nossa Senhora, informa que o ‘Gio2Day’ foi pensado para ser um encontro de “formação e orientação” aberto a todos.

“É uma atividade que prima por conjugar, também, momentos de convívio, partilha e enriquecimento pessoal”, acrescenta sobre a iniciativa.

O encontro dinamizado pelo movimento GIOFRATER começa com a Eucaristia às 09h15 do dia 30 de abril, na Paróquia de São Cristóvão do Muro, na Trofa, Diocese do Porto.

Segundo o programa do ‘Gio2Day’ após a parte celebrativa e a receção/inscrições às 11h00 propõem o ‘Ritmos com corpo”, no salão paroquial, e ao longo do dia há três workshops (11h45; 14h15; 15h30).

O chefe de cozinha Hélio Loureiro é um dos convidados para os ateliês e vai apresentar o tema ‘Porque comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?’, uma vez que a mesa “é sempre sinal de união”, comer é estar em companhia e “na mesa é possível evangelizar”.

A organização contextualiza sobre este workshop que “o primeiro milagre de Jesus foi nas bodas de Caná e o último a consagração do vinho e do pão”.

Às 17h00 vão refletir sobre o Centenário das Aparições de Fátima e o tema de encerramento vai ser apresentado pelo professor de Educação Moral e Religiosa Católica Duarte Almeida, que leciona em vários colegios das irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Uma hora depois o concerto de Oração com o grupo ‘Fortaleza Jovem’ encerra a 6.ª edição do encontro, cujas inscrições terminam a 28 de abril.

Segundo a religiosa, o programa do ‘Gio2Day’ que propõe diferentes temáticas e oradores, desde o Centenário das Aparições em Fátima, a alimentação saudável, música, criatividade e danças urbanas, entre outros.

O encontro está a ser organizado com o grupo Jovens Sem Fronteiras de Muro e a irmã Ana Paula Conceição realça que a atividade é uma forma de chegar às comunidades, promovendo “a evangelização e a cultura”, de modo a possibilitar uma formação integral.

A religiosa é atualmente a assistente espiritual do movimento de jovens e para jovens ‘Giofrater’ de inspiração Franciscana, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que nasceu no dia 21 de abril de 1996, na Quinta da Azenha, em Gondomar, na Diocese do Porto.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário