terça-feira, 25 de abril de 2017

História de Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha

Arquidiocese de Fortaleza
Josefinas • Presbitério
Há 131 anos, em 22 de abril de 1886, nascia o pároco Sobralense que mudaria a história de devoção do povo de Redenção com a construção da Capela ao Pé da Serra, Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha. Luis Gonzaga Sótero e Caio era seu nome, foi levado à Pia Batismal da Igreja do Rosário, em Sobral, no dia 24 de junho de 1886. Filho de Cassiano Mendes Rocha e Francisca Cândida de Carvalho Rocha (sua mãe era conhecida por D. Mocinha).
Foi vigário de Redenção Ce por 12 anos e 06 meses, de 01 de setembro de 1911 a 21 de janeiro de 1924, quando foi transferido para Fortaleza, por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza. No pé da serra, em Redenção deixou construída a linda Capela de Santa Rita de Cássia, devoção de que ele foi propagador até a morte.
A construção da capela começou em 1917, ano em que ele iniciou no mês de Setembro o Novenário, mais conhecido como Festejos ou Festa de Santa Rita, que faz parte do calendário da cidade até os dias atuais e para alegria dos devotos de Santa Rita de Cássia agora em 2017 celebra-se o “Centenário dos Festejos de Santa Rita”, Co-Padroeira; Monsenhor Luiz Rocha, foi a Roma com arcebispo de Fortaleza na época, visitou a cidade de Cáscia na Itália, perdendo o passaporte durante a viagem pediu a Santa Rita que intercedesse por ele, graça alcançada retornou ao Brasil já trazendo a Imagem da Santa e cumpriu promessa mandando construir uma Capela em estilo gótico.
Na página página da Paróquia de São João Batista em Acarape verifiquei que Monsenhor Luiz Rocha foi o responsável pela construção da mesma. Foi também o idealizador do Instituto Josefino e cura da Catedral Metropolitana de Fortaleza, de 1925 a 1949. Faleceu aos 63 anos, em 11 de Setembro de 1949.
Por Luzienne Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário