"Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como minha sombra" (Dom Helder Câmara).

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Esta é a imagem mais antiga da Virgem Maria? Suposta imagem da Virgem Maria na igreja Dura-Europos / Crédito: Yale University Art Gallery Connecticut, 26 Abr. 17 / 08:00 am (ACI).- Na igreja cristã mais antiga conhecida, localizada na Síria, uma pintura em uma de suas paredes poderia ser considerada uma das imagens mais antigas na história da Virgem Maria. Foi o que explicaram alguns arqueólogos que pesquisaram a imagem que representa uma mulher inclinada sobre um poço. Esta figura está impressa em um pequeno batistério da Igreja Dura-Europos, que data do século III e foi descoberta em escavações antes da Segunda Guerra Mundial. A confirmar-se a data, esta imagem seria apenas superada em antiguidade pela imagem das Catacumbas de Priscila em Roma, na qual aparece a Virgem Maria amamentando o Menino Jesus, a qual é do ano 150 d.C. Em um recente artigo intitulado “As primeiras representações a Virgem Maria” da revista sobre arqueologia bíblica, Biblical Archeology Review, a especialista Mary-Joan Leith indicou que, embora alguns pesquisadores acreditem que a cena da mulher corresponde à samaritana que fala com Jesus perto do poço de Jacó (Jo 4,1-42), hoje se discute outra possibilidade. Leith revisou o argumento do estudioso Michael Peppard de que o retrato não representa a mulher samaritana, mas a Virgem Maria no momento da Anunciação, quando o anjo Gabriel lhe anuncia que levará o Filho de Deus em seu ventre. “Como explica Peppard, a Anunciação de Dura-Europos não está baseada em Lucas 1,26-38, mas no Protoevangelho de São Tiago, um texto apócrifo do século II que narra a vida de Maria até o nascimento de Jesus”, expressou Leith. A especialista acrescenta que, de acordo com o texto apócrifo, Maria “tomou o cântaro e saiu para enchê-lo de água e eis que uma voz disse: ‘Salve, cheia de graça! O Senhor está contigo, bendita és entre as mulheres!’. E olhou à sua direita e à sua esquerda para ver de onde poderia ter vindo esta voz”. Se a interpretação de Peppard é correta, isso faria com que o retrato na igreja Dura-Europos fosse a imagem mais antiga da Virgem Maria. Segundo Leith, outras primeiras imagens da Virgem Maria podem lançar luz sobre as crenças cristãs nos primeiros séculos. “Entre os quebra-cabeças está a forma como os cristãos viram a mãe de Jesus, Maria, nos primeiros séculos do cristianismo. O status de Maria no cristianismo só se fez oficial em 431 quando o Concílio de Éfeso lhe outorgou o título de Theotokos (Mãe de Deus)”, assinalou. Finalmente, a especialista indicou que “a informação sobre o significado de Maria antes, seja visual ou textual, é surpreendentemente escassa, entretanto, a arqueologia proporcionou algumas pistas úteis”. Confira também:

Suposta imagem da Virgem Maria na igreja Dura-Europos / Crédito: Yale University Art Gallery

Connecticut, 26 Abr. 17 / 08:00 am (ACI).- Na igreja cristã mais antiga conhecida, localizada na Síria, uma pintura em uma de suas paredes poderia ser considerada uma das imagens mais antigas na história da Virgem Maria.

Foi o que explicaram alguns arqueólogos que pesquisaram a imagem que representa uma mulher inclinada sobre um poço. Esta figura está impressa em um pequeno batistério da Igreja Dura-Europos, que data do século III e foi descoberta em escavações antes da Segunda Guerra Mundial.

A confirmar-se a data, esta imagem seria apenas superada em antiguidade pela imagem das Catacumbas de Priscila em Roma, na qual aparece a Virgem Maria amamentando o Menino Jesus, a qual é do ano 150 d.C.

Em um recente artigo intitulado “As primeiras representações a Virgem Maria” da revista sobre arqueologia bíblica, Biblical Archeology Review, a especialista Mary-Joan Leith indicou que, embora alguns pesquisadores acreditem que a cena da mulher corresponde à samaritana que fala com Jesus perto do poço de Jacó (Jo 4,1-42), hoje se discute outra possibilidade.

Leith revisou o argumento do estudioso Michael Peppard de que o retrato não representa a mulher samaritana, mas a Virgem Maria no momento da Anunciação, quando o anjo Gabriel lhe anuncia que levará o Filho de Deus em seu ventre.

“Como explica Peppard, a Anunciação de Dura-Europos não está baseada em Lucas 1,26-38, mas no Protoevangelho de São Tiago, um texto apócrifo do século II que narra a vida de Maria até o nascimento de Jesus”, expressou Leith.

A especialista acrescenta que, de acordo com o texto apócrifo, Maria “tomou o cântaro e saiu para enchê-lo de água e eis que uma voz disse: ‘Salve, cheia de graça! O Senhor está contigo, bendita és entre as mulheres!’. E olhou à sua direita e à sua esquerda para ver de onde poderia ter vindo esta voz”.

Se a interpretação de Peppard é correta, isso faria com que o retrato na igreja Dura-Europos fosse a imagem mais antiga da Virgem Maria.

Segundo Leith, outras primeiras imagens da Virgem Maria podem lançar luz sobre as crenças cristãs nos primeiros séculos.

“Entre os quebra-cabeças está a forma como os cristãos viram a mãe de Jesus, Maria, nos primeiros séculos do cristianismo. O status de Maria no cristianismo só se fez oficial em 431 quando o Concílio de Éfeso lhe outorgou o título de Theotokos (Mãe de Deus)”, assinalou.

Finalmente, a especialista indicou que “a informação sobre o significado de Maria antes, seja visual ou textual, é surpreendentemente escassa, entretanto, a arqueologia proporcionou algumas pistas úteis”.

Confira também:
As 6 imagens mais antigas de Jesus Cristo http://bit.ly/1GkK0j6 
Photo published for As 6 imagens mais antigas de Jesus Cristo
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Pe. Geovane Saraiva

Pe. Geovane Saraiva

POSTAGENS POPULARES

SIGA-ME

Siga por e-mail

Tecnologia do Blogger.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Copyright © F.G. Saraiva | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com