terça-feira, 21 de março de 2017

Os Papas e Portugal, uma relação que vem de longe

2017-03-21 Rádio Vaticana


Lisboa (RV) – Com a viagem a Fátima nos dias 12 e 13 de maio, Francisco será o quarto Pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).


Pio XI

A relação dos Papas com o Santuário português teve início em 1929, com a bênção de Pio XI a uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para a capela do Pontifício Colégio Português de Roma.

Pio XII

No pontificado seguinte, Pio XII assumiu Fátima como um acontecimento de toda a Igreja e em 31 de outubro de 1942, consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, em plena II Guerra Mundial; o Santuário assinala, ainda hoje, o encerramento do Ano Santo em 13 de outubro de 1951.

João XXIII

São João XXIII visitou Fátima no dia 13 de maio de 1956, quando era Patriarca de Veneza. As viagens internacionais dos Papas modernos são uma novidade que remonta à segunda metade do século XX, com o pontificado de Paulo VI (1897-1978).

Portugal entraria na rota das visitas apostólicas logo na quinta viagem deste Pontífice italiano, em 13 de maio de 1967, por ocasião do 50º aniversário das aparições marianas, reconhecidas pela Igreja Católica, na Cova da Iria.

Paulo VI

Paulo VI quis ir pessoalmente a Fátima como peregrino, em 13 de maio de 1967, ficando alojado na então Diocese de Leiria (hoje Leiria-Fátima). Além da homilia na missa de 13 de maio, no 50º aniversário das Aparições, Paulo VI teve outros seis pronunciamentos.

João Paulo I

João Paulo I esteve em Portugal como Patriarca de Veneza em julho de 1977, passando por Fátima e encontrando-se com a Irmã Lúcia.

João Paulo II

São João Paulo II, que em 13 de maio de 1981 tinha sido ferido a tiros em atentado na Praça de São Pedro, foi à Cova da Iria um ano depois, agradecer a intercessão de Nossa Senhora de Fátima para sua recuperação.

Passou ainda por Lisboa, Vila Viçosa, Coimbra, Braga e Porto, ao longo de quatro dias (12-15 de maio), proferindo um total de 22 pronunciamentos.
O Papa polonês voltou a Portugal nove anos depois: em 10 maio de 1991, João Paulo II celebrou missa no Estádio do Restelo e viajou depois para Açores e Madeira, antes de deter-se no Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 maio.

Durante quatro dias, São João Paulo II proferiu 12 intervenções e enviou ainda uma carta, desde a Cova da Iria, aos bispos católicos da Europa, que preparavam uma assembleia especial do Sínodo dos Bispos dedicada ao Velho Continente.

Em 12 e 13 de maio de 2000, já com a saúde debilitada, João Paulo II regressou a Portugal para presidir à beatificação dos pastorzinhos Francisco e Jacinta Marto; proferiu um discurso na chegada, no aeroporto internacional de Lisboa, a homilia na missa de 13 de maio e uma saudação aos doentes reunidos na Cova da Iria.

Na mesma ocasião deu-se o anúncio da publicação da terceira parte do chamado “Segredo de Fátima”.

Bento XVI

Bento XVI visitou Portugal de 11 a 14 de maio de 2010, para assinalar o décimo aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto, presidindo às celebrações da peregrinação internacional na Cova da Iria, nos dias 12 e 13 de maio.

Em Lisboa, o Papa alemão reuniu milhares de pessoas numa missa no Terreiro do Paço; já em Porto, nova multidão acorreu à Praça dos Aliados para a celebração eucarística que encerrou uma viagem de quatro dias, com um total de 18 intervenções.

Francisco

Em 2017, é a vez da visita do Papa Francisco a Fátima, para a celebração do Centenário das Aparições, numa viagem centrada exclusivamente na Cova da Iria, onde em 13 de maio de 2013 o então Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, consagrou o atual Pontificado a Virgem Maria.

(CM-Ecclesia)


(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário