sexta-feira, 10 de março de 2017

Os 10 “NÃOS” que você deve adotar no namoro para ter um bom casamento

Avalie agora a sua relação
lupudon  DESDE LA FE  10 DE MARÇO DE 2017   SALVAR EM MINHA LISTA DE LEITURAS
Os 10 “NÃOS” que você deve adotar no namoro para ter um bom casamento

Um bom casamento depende, em grande parte, de um bom namoro, de que o casal aproveite bem este tempo para se conhecer. Além do amor, o que é preciso para ter um bom namoro? Eis aqui 10 recomendações para serem levadas em conta:

NÃO deixe Deus de fora
Antes de tudo, pergunte a Deus se você tem vocação para o matrimônio. Consulte um diretor espiritual. Quando você acreditar que encontrou a pessoa certa, rezem juntos, vãos juntos à Missa, encomendem-se a Deus e a Maria. Antes de se casarem, façam um retiro para noivos. E, depois, não se atenham somente às suas míseras forças de se amarem: não vão morar juntos nem se casem apenas no civil, mas recebam o sacramento do matrimônio, a fim de receberem de Deus a graça sobrenatural de serem fiéis e de se amarem mutuamente como Deus os ama.

NÃO minta
Isto inclui dois aspectos: Primeiro: não finja o que não você não é. Não diga que gosta de algo, se não gosta, que faz o que nunca faz somente para tentar ser o que sua noiva ou noivo espera que você seja. A mentira será descoberta quando você se casar, e pode ser motivo de separação. Seja você mesmo, você mesma. Não force as coisas. Se a pessoa não for compatível com você, vai aparecer alguém que seja. Segundo: não seja infiel. A infidelidade no namoro é motivo para terminar a relação, pois namorados infiéis poderão ser maridos ou mulheres infiéis.

NÃO queira mudar o outro
Há quem pense: “meu namorado (ou minha namorada) tem tal jeito de ser ou este vício que não me agrada. Mas eu vou mudá-lo (ou mudá-la)”. Esta é uma falsa expectativa. As pessoas não costumam mudar. O introvertido nunca se tornará extrovertido; a falante nunca ficará calada, a namorada mal vestida será uma esposa de roupão e chinelos. E as características que mais chateiam você no namoro podem aumentar e se tornarem insuportáveis no casamento. Ou você aceita como é agora, ou não se case.

NÃO justificar o injustificável
Se no namoro – quando se supõe que o casal esteja apaixonado e deseja compartilhar bons momentos – você tem desatenções, o outro deixa você esperando e não se desculpa, fica vendo o celular, chega tarde, não pergunta como você está, não deixa você falar e faz críticas, no casamento será pior. Não busque pretextos para justificar suas más atitudes; melhor buscar outra pessoa.

NÃO aceite a violência
Se no namoro tem gritos, insultos e até tapas, você tem que sair correndo. Um namorado que levanta a voz será um marido que levanta a mão; uma namorada que te humilha diante de teus amigos será uma esposa que te humilhará diante de teus filhos. Por que casar-se com alguém que pode colocar em risco sua integridade e a da sua família?

NÃO tenha relações sexuais
O sexo é fabuloso. Dizer isso parece razão para praticá-lo no namoro. Mas é o contrário: isso pode fazer que um casal acredite que os dois se dão bem, quando, na realidade, isso só acontece na cama. Um amante habilidoso não necessariamente será um bom esposo. E há muitos momentos no casamento em que não será possível ter relações sexuais. Por isso, o sexo não é a única coisa que une um casal. Sua relação irá afundar.

Uma amiga me contou que a filha dela foi se confessar porque teve relações sexuais com seu namorado e o padre lhe disse: “se vocês se amam, não é pecado”. Esta resposta surpreende, porque Jesus menciona a fornicação (sexo fora do casamento) na lista de maldades que mancham o homem (Mc 7, 14-23). A relação sexual foi pensada para ser uma doação total entre esposos que se prometem, com a graça de Deus, a se amarem por toda a vida. Não há que banalizá-la e adiantá-la, arriscando uma gravidez não desejada. E, sobretudo, não se pode esquecer que para os namorados católicos ter relação sexual antes do casamento não é permitido pela Palavra de Deus e pela Igreja, que ensinam que isso é pecado (ver Catecismo da Igreja Católica #1755; 1852; 2353).

NÃO ignorar opiniões e conselhos
Pode acontecer que seus familiares e amigos, por terem uma visão de fora, captem atitudes de seu namorado ou sua namorada que você não tenha percebido. Por exemplo: “seu namorado bebe muito”, “ela trata mal a mãe dela”, “amiga, como seu namorado é mulherengo, eu o vi flertando…” “amigo, aquela garota só quer seu dinheiro”, “eu o vi fumando maconha”. Preste atenção a isso tudo, não feche os ouvidos. Nos processos de nulidade matrimonial, costumam perguntar qual era a opinião de quem rodeava o casal. E sempre estas opiniões nunca foram levadas em consideração.

NÃO supor, melhor perguntar
O namoro é um tempo para o casal se conhecer, para falar, falar e falar sobre todos os temas. Muitos casamentos acabam porque as pessoas não descobriram a tempo que pensavam muito diferentemente um do outro. “Pensei que você queria ter filhos”. “Não pensei que o fato de eu trabalhar o chateava”. “Não sabia que sua mãe viria morar conosco”. Para evitar isso, melhor dialogar do que lamentar.

NÃO deixar de considerar a família
Não se pode olhar somente o seu namorado ou namorada, mas também na família dela ou dele. Como os membros da família se tratam? Qual são seus valores? Lembre que muito provavelmente você terá que passar o Natal, o Ano Novo, aniversários e alguns fins de semana com eles. Eles serão avós e tios de seus filhos e vão querer passar um tempo com eles. Que tipo de exemplo eles lhes darão? É esta a família da qual quero fazer parte? Ou vai brigar toda vez que sua/seu esposa/esposo quiser visitá-los?

NÃO procure só o que faz você feliz
Muitos se casam pensando: “esta me fará feliz porque é bonita e pode brilhar nas festas do escritório, ou porque cozinha bem”. Ou: “este me fará feliz porque é tão bonito que minhas amigas vão morrer de inveja de mim, ou porque ganha bem e pode me dar uma vida de luxo”. Muitos procuram alguém que os faça felizes. Mas se a moça bonita ficar feia ou doente, ou o moço bonito ficar barrigudo, o encanto se desmancha e é hora de separar. Não se deve casar com alguém que te faça feliz. O motivo do casamento é fazer alguém feliz. O ideal é que tanto ele, quanto ela digam: “te amo tanto que quero me dedicar à sua felicidade por toda a vida eterna”. Assim, com a ajuda de Deus, terão muito sucesso, aconteça o que acontecer, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe neste mundo para que possam se reencontrar na vida eterna para sempre.

Por Alejandra María Sosa
Artigo publicado originalmente por Desde la fe

http://pt.aleteia.org/2017/03/10/os-10-naos-que-voce-deve-adotar-no-namoro-para-ter-um-bom-casamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário