terça-feira, 14 de março de 2017

Literatura, cinema, artes visuais, fotografia e cinema: em Porto Alegre, estão abertas inscrições para diversas aulas sobre


O verão está quase acabando, mas o calendário de cursos e oficinas culturais, que costuma ser movimentado nesta época do ano, não dá mostras de arrefecer com o final da temporada. Em Porto Alegre, estão abertas inscrições para diversas aulas que se iniciam até o final do mês sobre literatura, cinema, artes visuais, fotografia e cinema (veja  abaixo).
Na agenda de cursos da Capital, há desde os temas mais fundamentais sobre alguma área, como "Princípios básicos da fotografia", do Projeto Contato, até recortes mais específicos e aprofundados em determinado tema, como "À queima-roupa: a literatura policial americana no cinema", do Cine Um, com César Almeida. Esta será a sexta turma que Almeida recebe no projeto – ele já deu aula sobre spaghetti western, blaxploitation e filmes de zumbi, entre outros assuntos.
– O público é bem variado. Tem desde jovens de 17 anos até idosos. Faço pelo prazer de falar sobre temas que gosto muito, e também para compartilhar esse gosto – conta Almeida.Algumas oficinas vão além do aspecto técnico que envolve o ofício estudado, servindo também para despertar no público a sensibilidade artística. A escola de fotografia e cinema Fluxo, por exemplo, usa as aulas como um forma de aguçar o olhar estético dos estudantes, como explica a diretora Evelyn Hunsche Ruhl:
– A gente trabalha muito a questão da sensibilização. O fotógrafo tem que ser um observador, tem que perceber que a beleza também está no nosso cotidiano. É preciso exercitar esse olhar, aprender a respeitar a questão de composição, ser educado visualmente. Dar aula de fotografia não é só ensinar a apertar botões.
Além disso, as aulas são uma maneira de conhecer pessoas que têm interesses em comum, estimulando quem tem pretensões artísticas a criar novas amizades e compartilhar referências.
– O entrosamento acaba acontecendo naturalmente. Algumas turmas terminam um curso e já tentam combinar com a escola de começarem uma nova atividade em um horário bom para todos — diz Evelyn.
Veja alguns dos principais cursos e oficinas que se iniciam em março:

FOTOGRAFIA
Fotografia Expandida
Com Amauri Fausto, Fernanda Schmitt e Marina Chiapinotto
Turmas de 11 de março a 1º de abril, de 13 a 29 de março e de 15 a 30 de março.
Carga horária: 24 horas.
Preço: R$ 750 (25% de desconto para titular do Clube do Assinante).
Fluxo Escola de Fotografia Expandida (João Telles, 291).
www.escolafluxo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário