quarta-feira, 15 de março de 2017

Francesa com síndrome de Down realiza sonho de apresentar previsão de tempo na TV

Campanha no Facebook obteve apoio de mais de 200 mil pessoas.
 British Broadcasting Corporation © BBC 2016 Todos os direitos reservados
Por BBC

Mélanie Ségard, de 21 anos, tinha o sonho de apresentar a previsão do tempo (Foto: BBC)

Uma jovem francesa com síndrome de Down realizou seu sonho de apresentar a meteorologia na TV depois de uma campanha no Facebook angariar o apoio de mais de 200 mil pessoas.
Mélanie Ségard, de 21 anos, apresentou uma parte da previsão do tempo no canal público francês France 2 na noite desta terça-feira (14). VEJA O VÍDEO.
A campanha "Mélanie peut le faire" ("Mélanie pode fazer isso", em tradução livre) foi criada por uma ONG como parte dos esforços para conscientizar e promover a inclusão de pessoas com deficiência.
“Sou diferente, mas gostaria de mostrar a todo mundo que posso fazer várias coisas”, disse ela.
Mélanie recebeu quatro dias de treinamento pela equipe de meteorologia do canal, incluindo dicas de apresentação em frente ao fundo verde sobre o qual os gráficos são digitalmente projetados.
“Mélanie não pode ler ou escrever. O objetivo é fazê-la sentir-se integrada”, afirmou ao jornal francês Le Parisien Nathalie Rihouet, responsável pela equipe de meteorologia da France Télévisions, conglomerado de TVs públicas da França.
Mélanie recebeu treinamento durante quatro dias para apresentar previsão do tempo (Foto: BBC)

Durante o treinamento, ela teve a companhia de seu irmão Cyril, de 27 anos, que lhe deu alguns conselhos: “Imagine que você está sozinha em casa falando sobre a previsão do tempo. Divirta-se”.

Mélanie afirmou ao Le Parisien: “É trabalhoso! Mas não tive problemas. Meu sonho era apresentar a previsão do tempo. E isso pode abrir portas para as pessoas com deficiências”.
Maquiadora
O France 2 não foi o único canal do país a dar à jovem a chance de concretizar seu sonho. Outro convite partiu da rede de TV privada BFMTV.
Mélanie vive com os pais e gosta de sair à noite para festas e restaurantes com seu irmão e amigos.
Quando criança, fez terapia para melhorar suas habilidades motoras e sua fala. Desde setembro passado, ela trabalha em uma empresa onde faz embalagens.
A campanha foi criada pela ONG Unapei, que ajuda cerca de 200 mil pessoas com deficiência.
Lançada em 26 de fevereiro, a página do Facebook foi curtida 100 mil vezes em 36 horas e recebeu amplo apoio de usuários nas redes sociais.
Mas virar apresentadora de TV não é o principal sonho de Mélanie: ela quer se tornar maquiadora.
FRANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário