segunda-feira, 27 de março de 2017

CVX comemora 40 anos com evento na Dom Helder

 domtotal.com
Rede tem como proposta fazer a integração das pessoas com espiritualidade inaciana.
CVX Brasil comemora 40 anos com missa e confraternização.
CVX Brasil comemora 40 anos com missa e confraternização. 
Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)

Leigos inacianos de todo o país se reuniram no último sábado (25), na Dom Helder Escola de Direito, para celebrar os 40 anos da Comunidade de Vida Cristã (CVX) no Brasil. O evento integrou as atividades da Assembleia Nacional da CVX, encerrada no domingo (26).

“É uma alegria muito grande participar desta festa e acompanhar a caminhada histórica que a CVX tem feito no Brasil. Estamos hoje em uma fase de crescimento, com projetos desenvolvidos por jovens, presença em vários meios. Tudo isso tem contribuído para a fortalecer a experiência dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola”, afirmou o padre Emmanuel Araújo, Assistente Eclesiástico Nacional da CVX.

História

A CVX é uma rede mundial composta de pequenos grupos de leigos comprometidos a fazer a integração das pessoas com espiritualidade inaciana. A primeira comunidade CVX no Brasil formou-se na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião do Pentecostes de 1977. Em Minas Gerais, a caminhada teve início em 1981.

“Mais precisamente no dia 5 de agosto de 1981, data da primeira reunião no Estado. Como diz um padre amigo nosso, quando você tem um grande amor não esquece nem a data”, contou o corretor de imóveis Itair Castilho, que participa da comunidade desde então. “Eu e minha esposa Sônia somos os únicos membros remanescentes deste primeiro grupo”, completou com orgulho. Na época, eram apenas 12 participantes acompanhados por um jesuíta.

Atualmente, Minas Gerais conta com cinco comunidades da CVX, que reúnem 40 membros. No Brasil, são 56 comunidades e 351 membros. “Sermos escolhidos para sediar a Assembleia, que coincide com o aniversário de 40 anos, é uma alegria muito grande. Nos ajuda também a pensar na missão da CVX aqui em Minas Gerais”, apontou o padre Miguel Martins, Assistente Eclesiástico da CVX em Minas.

Segundo ele, a proposta de disseminar o evangelho no cotidiano é ainda mais importante no momento atual, em que o mundo vive uma crise de valores e necessita de palavras que promovam a paz, a tolerância e o diálogo.

“A parceria com a Dom Helder nos deixa muito felizes, porque esta é também a filosofia da instituição: uma fé que não fica só na teoria ou em uma dimensão intimista, mas uma fé que leva a uma ação na sociedade, a um engajamento”, destacou Miguel Martins.

Ação de Graças

O evento na Dom Helder teve início às 19h, no auditório, com missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Emmanuel Araújo, Assistente Eclesiástico Nacional da CVX. A cerimônia foi concelebrada pelos padres Miguel Martins e Hermínio Rico, Vice-Assistente Mundial Eclesiástico da CVX.

“Somos chamados para ser testemunhas de luz, esperança e alegria. Nossa festa tem razão de acontecer: pelos 40 anos da CVX, mas principalmente pelo dom que recebemos, de sermos visitados e acompanhados por Jesus e termos o privilégio a colaborar com Ele”, afirmou Hermínio durante a homilia.

A missa contou também com homenagens a membros falecidos, representados por fotos em um painel no altar, e a participantes que contribuíram para a construção da CVX. Ao final, o celebrante realizou a leitura de mensagens de felicitações, entre elas uma nota encaminhada pelo Papa Francisco, e anunciou a exibição de documentário sobre a história da entidade.

Em seguida, os participantes seguiram para o Hall da Escola, onde foi realizada a confraternização. O evento foi acompanhado por outros religiosos, como o Padre Álvaro Pimentel, reitor da FAJE, e pelo professor Estevão Freitas, vice-reitor da Dom Helder. 


Patrícia Azevedo/Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário