sexta-feira, 10 de março de 2017

Corais da Grande Barreira australiana voltam a branquear

  domtotal.com
Com as temperaturas elevadas neste verão na Grande Barreira de Corais, foi confirmado um novo caso de branqueamento maciço pelo segundo ano consecutivo.
O branqueamento dos corais é um fenômeno de enfraquecimento que se traduz em uma descoloração, provocada pelo aumento da temperatura da água.
O branqueamento dos corais é um fenômeno de enfraquecimento que se traduz em uma descoloração, provocada pelo aumento da temperatura da água. (Biopixel/AFP)

Os arrecifes da Grande Barreira de Corais australiana voltaram a branquear, pelo segundo ano consecutivo, indicaram nesta sexta-feira responsáveis científicos.

O ecossistema que se estende sobre 2.300 km - o maior do mundo - sofreu no ano passado o episódio mais grave de branqueamento já visto, devido à mudança das temperaturas do oceano em março e abril.

Novamente os arrecifes de corais sofreram uma descoloração, observou o parque marinho da Grande Barreira de Corais.

"Infelizmente, as temperaturas foram elevadas neste verão na Grande Barreira de Corais, e estamos aqui para confirmar um novo caso de branqueamento maciço pelo segundo ano consecutivo", declarou o diretor do parque, David Wachenfeld, em um vídeo publicado no Facebook.

O branqueamento dos corais é um fenômeno de enfraquecimento que se traduz em uma descoloração, provocada pelo aumento da temperatura da água. Isso leva à expulsão das algas simbióticas que dão aos corais sua cor e seus nutrientes.

A Grande Barreira, inscrita no Patrimônio da Humanidade desde 1981, está ameaçada pelas mudanças climáticas, por inundações agrícolas, desenvolvimento econômico e proliferação de estrelas do mar que destroem os corais.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário