terça-feira, 21 de março de 2017

Com alegria, Paróquia de Araripe acolhe seu novo pároco, Padre Vileci Vidal

DIOCESE DE CRATO
A Paróquia Santo Antônio, de Araripe, acolheu com grande alegria a chegada do novo pároco, padre Vileci Basílio Vidal, na tarde deste sábado, 18. Ele assume em lugar do padre José Almeida dos Santos, que pediu dispensa para viver o ano sabático (período de doze meses), em que estará afastado das atividades para tratamento de saúde.

Assim, padre Vileci, atuante na caminhada pastoral das comunidades eclesiais de base, que já trabalhava, inclusive, na Diocese de Crato como coordenador de pastoral, mas desde 2011, quando da preparação para o Intereclesial, não assumia paróquia, recebeu a provisão para administrar e trabalhar pastoralmente na comunidade de Araripe por seis anos.

“Desde o momento em que fiquei sabendo que vinha para Araripe, eu comecei a amar o povo de Araripe e a rezar por esta caminhada”, disse ele, saudando seu novo rebanho, enquanto agradecia, também, os padres que por lá já passaram. “Esse momento é de ação de graças”, continuou. “Estamos para beber a água viva. Queremos fazer algo a mais para o Reino de Deus”.

(No meio do povo: padre Vileci sendo saudado pelos paroquianos. Foto: Rozelia Costa)

Num banquinho da praça que ladeia a Igreja Matriz, dona Juraci de Sales, ou dona Júlia, como gosta de ser chamada e é conhecida por todos, acompanhava as palavras do novo pastor, acenando com a cabeça.

“Olhe, eu tô acompanhando aqui do lado de fora, por causa do joelho, que não aguenta mais ficar em pé, mas eu passei aqui o tempo todo pedindo a Deus que abençoasse esse nosso padre”, disse ela, enquanto segurava a imagem do “Pai Eterno”.

Apresentação

Presidida pelo bispo diocesano, dom Gilberto Pastana, e concelebrada por diversos padres Forania V, a missa de posse teve início com as orações e apresentação do padre Vileci para toda a comunidade. Durante a cerimônia, ele também renovou suas promessas sacerdotais, fazendo seu juramento de fidelidade e o cumprimento da Palavra de Deus.

(Padre Vileci renovando suas promessas sacerdotais. Foto: Rozelia Costa)

Proferindo sua homilia, dom Gilberto fez relação com da leitura do Evangelho do dia (retirada de Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42), que trata do encontro de Jesus com a mulher samaritana, afirmando que a missão de todos os padres é a de “estar onde o povo está, indo ao encontro dos acontecimentos e da vida do povo e ali evangelizar”.

Segundo o bispo, a função do padre é criar, na comunidade, pessoas que possam, verdadeiramente, tomar dessa água, sem, contudo, ficar com ela para si, antes deve partilhá-la com os demais, na gratuidade. Com isso, exortou às lideranças a animar e orientar, através do seu padre, todos os paroquianos, levando-os, também, a experimentar “dessa água viva, que é o próprio Cristo”.

(Dom Gilberto falando aos paroquianos. Foto: Rozelia Costa)

Para saber mais

A Paróquia de Santo Antônio, da cidade de Araripe, foi criada em 11 de novembro de 1870, sendo desmembrada da Paróquia de Assaré. O novo pároco possui 24 anos de sacerdócio, já esteve como pároco na Paróquia São Sebastião, em Nova Olinda, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Juazeiro do Norte, na Paróquia Santa Teresa, em Altaneira, e na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Assaré, possuindo forte ligação com a caminhada das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs).

Padre Vileci ainda coordenou a realização do 13º Intereclesial de CEBs e hoje é assessor nacional na ampliada das CEBs, além de coordenador diocesano de pastoral da diocese de Crato, funções nas quais ele continua mesmo com a nova nomeação.

Fonte: www.diocesedecrato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário