terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Decálogo dos símbolos da Quaresma

Ainda dá tempo de viver uma Quaresma santa
Chetan Kunte  REVISTA ECCLESIA  28 DE FEVEREIRO DE 2017   SALVAR EM MINHA LISTA DE LEITURAS
Decálogo dos símbolos da Quaresma
© Moyan Brenn

1. A Quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitencia, perigo, tentação.

2. A Quaresma é PERDÃO: As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos disso.

3. A Quaresma é ENCONTRO: É abraço de reconciliação, como na parábola do filho pródigo, na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4. A Quaresma é LUZ. Como se põe em evidência, por exemplo no evangelho do cego de nascença. É passagem das trevas à luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5. A Quaresma é SAÚDE. Símbolo manifestado em textos como a cura do paralítico ou a cura do filho do centurião.

6. A Quaresma é ÁGUA. É a passagem da sede da nossa insatisfação para a água viva, como a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou Jesus à samaritana.

7. A Quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas que sofrem graves perigos e vencem as provas da vida, são: José, o filho de Jacó, a casta Susana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus tentado e transfigurado.

8. A Quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a Quaresma. Prefigurada no Antigo Testamento e patenteada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu chamado a carregá-la como condição de seguimento.

9. A Quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, prenunciada e pregustada na cena da transfiguração de Jesus: “Pela cruz á luz”.

10. A Quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a NOVA LEVEDURA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

Leia também: Como viver a melhor Quaresma da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário