quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Vaticano cria Ministério de Desenvolvimento Humano

 domtotal.com
Neste novo dicastério, a questão dos migrantes estará sob a autoridade direta do Papa.
(Arquivo) Vista do Vaticano

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira a criação de um grande ministério "de desenvolvimento humano integral", encarregado da justiça, do meio ambiente, da saúde e da solidariedade.

Neste novo dicastério, a questão dos migrantes estará sob a autoridade direta do Papa. Este organismo é produto da fusão de quatro serviços encarregados antes destes temas.

"Este dicastério será competente nas questões que se referem às migrações, aos necessitados, aos doentes e excluídos, aos marginalizados e às vítimas dos conflitos armados e das catástrofes naturais, aos detidos, aos desempregados e às vítimas de qualquer forma de escravidão e de tortura", indica um comunicado do Vaticano.

Mas, como "não pode haver hoje um serviço de desenvolvimento humano integral sem atender particularmente ao fenômeno migratório", este tema será confiado a um departamento submetido diretamente à autoridade do Papa.

Este superministério será lançado no dia 1º de janeiro de 2017 e estará dirigido pelo cardeal de Gana Peter Turkson, até agora presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário