domingo, 31 de julho de 2016

O sofrimento e a impotência dos pais de extremistas franceses

domtotal.com
Mãe de Abdel Petitjean concede uma entrevista à AFP em sua casa.
Mãe de Abdel Petitjean concede uma entrevista à AFP em sua casa.

Adel Kermiche e Abdel Malik Petitjean degolaram um padre no noroeste da França em nome do grupo Estado Islâmico. Contudo, seus pais haviam tentando, em vão, mudar sua conduta. Mas como fica a vida quando um filho se radicaliza?

Preocupada com a intenção de viajar à Síria do jovem Adel, a família Kermiche contactou as autoridades para sinalizar o seu desaparecimento no momento da sua primeira tentativa, em março de 2015.

Depois de tentar fazer a viagem uma segunda vez, em maio de 2015, sua mãe foi entrevistada pelo jornal suíço La Tribune de Genève, mencionando um "menino feliz, que foi enfeitiçado, como em uma seita".

A família tentou endireitar o jovem a qualquer preço. Em vão.

Mais de um ano depois, Adel Kermiche e Abdel Malik Petitjean, ambos de 19 anos, juraram fidelidade ao grupo extremista Estado Islâmico. Na terça-feira, eles entraram numa igreja de Saint Etienne du Rouvray (noroeste) e degolaram o padre Jacques Hamel, de 86 anos.

Mais de um ano antes do ataque, a mãe de Adel reconhecia sua impotência frente a situação: "não sabemos a quem recorrer para nos ajudar".

Mais e mais famílias se veem afetadas por fenômenos de radicalização ou pela partida repentina de um parente, e buscam associações de apoio.

De acordo com os números mais recentes, pelo menos 680 cidadãos franceses ou residentes na França estariam presentes na Síria e no Iraque.

"Totalmente impotentes, as famílias que buscam ajuda das associações passam por um grande sofrimento e um grande sentimento de culpa", explica à AFP Amélie Boukhobza, psicóloga clínica e membro da organização Entr'Autres, presente em toda a França.

O objetivo destes atores não é tanto ajudar os menores radicalizados, "que de toda forma não pedem [esta ajuda]", mas os pais.

Entre o amor e a injúria

"Não há perdão", reconhece a especialista, mas "o amor dos pais está presente o tempo todo", apesar de tudo.

"Eu amo você, eu sinto sua falta", dizia em uma mensagem de voz na quarta-feira a mãe de Abdel Malik Petitjean, segundo jihadista de Saint Etienne du Rouvray. Ela não podia acreditar no envolvimento de seu filho, que estava prestes a ser revelado.

Mesmo quando os filhos partem para se juntar às fileiras extremistas, as famílias tentam manter uma ligação, algumas têm um contato regular e até mesmo diário.

Trocam fotografias, vídeos, relatam sobre o seu dia, o tempo que passa, antes que apareçam as "injúrias": os filhos começam a tratar seus pais como "infiéis", repreendendo-os por continuar a viver no Ocidente, explica Amélie Boukhobza.

"Eu cortei todas as relações [com a minha filha] há cinco meses", diz Ivan Sovieri, cuja filha, A., de 29 anos, foi para a Síria com o marido e os filhos. "Sofria quando conversávamos, então não quis saber mais dela", relata.

Depois de algumas conversas tensas, A. chegou a rejeitar seu pai. "Para minha filha, a única coisa que importa é Alá e nada mais", afirma Ivan Sovieri, convencido de que "não a verá novamente."

"Para essas famílias, uma partida [para a Síria ou o Iraque] significa uma morte de qualquer maneira. É uma perda quase certa, diria 99% certa", diz Patrick Amoyel, psicanalista e responsável por Entr'Autres.

A isso, soma-se o pânico generalizado de que seu filho seja responsável por um ataque.

Cada vez que há um ataque na França, "as famílias têm apenas um medo: será que meu filho estava entre as pessoas e cometeu este ato?", indaga Amélie Boukhobza.

"Não há nada a fazer", lamenta Ivan. "Apenas cruzar os dedos para que nada aconteça".


AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário