quinta-feira, 30 de junho de 2016

A reconstituição de um período histórico no Brasil em “Trago Comigo”



Por Charles Mascarenhas
No filme Trago Comigo, Telmo Marinikov (Carlos Alberto Riccelli), um diretor de teatro, e outras pessoas que militaram contra o período da ditadura militar são convidados agora no século XXI à darem uma entrevista sobre suas participações políticas naquela época. Telmo não consegue lembrar-se muito bem do que aconteceu nos meses em que ficou preso e clandestino.

Quando questionado sobre uma pessoa chamada Lia, sua memória reascende e ele resolve investigar seu passado. É dessa forma que, ao tentar montar uma peça de teatro com os fragmentos relembrados, Telmo vai sentindo quão doloroso foi o período que viveu na ditadura, razão que o levou a forçar o esquecimento e junto com isso um grande amor.

Nesse filme da diretora Tata Amaral, que dirigiu o longa Hoje (2011), traz à tona as questões da ditadura militar. O diretor de teatro, Telmo, conduz os atores em cena com o intuito de mostrá-los o que era viver sob um governo opressor e para que eles pudessem encarnar personagens verdadeiros.

À medida que Telmo vai se lembrando do que aconteceu, novos jogos são propostos aos atores, que muitas vezes confrontam o diretor sobre a veracidade da história proposta, bem como questionam se seria correto ter personagens assaltantes e sequestradores em nome das ideologias políticas defendidas. Esses diálogos são bem interessantes, pois trazem alguns discursos reproduzidos hoje em dia.
O filme estreou em um momento que se discute a democracia no país, conquistada arduamente, deixando claro que as feridas causadas pela ditadura, ainda estão abertas.

Clique aqui e confira o trailer

Charles Mascarenhas
Graduando em cinema e audiovisual pela PUC-Minas e estudante de cursos livres de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário